03
fev
2015
Livro da Coleção Vagalume “O Escaravelho do Diabo” vai virar filme!
Categorias: Notícias • Postado por: Victor Hugo

Escrito por Lúcia Machado de Almeida (1910-2005), O Escaravelho do Diabo, livro de suspense juvenil foi lançado pela Coleção Vaga-Lume, da editora Ática, em 1972, e tem sido tão popular entre os jovens de várias gerações que já chegou à 27ª edição. Faltava só uma adaptação ao cinema e ela está chegando. As filmagens do longa-metragem “O Escaravelho do Diabo” ocorrem a todo vapor no interior de São Paulo.

img_016c4c69ccba5f03deb75f188e74b4b2

Para a adaptação, atores e equipe estão desde 12 de janeiro e ficarão até 26 de fevereiro entre os municípios de Amparo, Holambra, Campinas e Jaguariúna, tudo para recriar o clima de mistério da trama em que vítimas ruivas recebem um escaravelho antes de serem assassinadas. A direção é de Carlo Milani, que trabalhou em novelas como “Terra Nostra”, “América” e “Bang bang”, com produção da Dezenove Som e Imagens.

“Eu li o livro quando tinha uns 13 anos, na escola. Eu estudava no Marista São José, e não era um moleque muito ligado em leitura. Mas, com “O escaravelho”, eu li tudo de uma vez. Mais tarde, o que me chamou a atenção foi ter chegado em casa e ver minha filha com o livro. Aí resolvi preparar um projeto para a adaptação.” conta o diretor Milani. “O escaravelho do diabo” é seu primeiro longa-metragem.

Para essa estreia, ele foi pedir ajuda a Sara Silveira, produtora premiada e conhecida no Brasil por dar chance a jovens diretores em seus primeiros filmes e também por trabalhos mais autorais — por exemplo, são produções dela “Trabalhar cansa”, de Marco Dutra e Juliana Rojas, “Durval discos”, de Anna Muylaert, “Bicho de sete cabeças”, de Laís Bodanzsky, e “Falsa loura”, de Carlos Reichenbach.

Na adaptação do texto de Lúcia Machado de Almeida, algumas situações foram modificadas para que a trama fosse mais bem compreendida no cinema. Na obra original, o protagonista Alberto, rapaz que tem o irmão assassinado com uma espada atravessada no peito e sai em busca de pistas do criminoso, é um estudante de medicina de 20 e poucos anos. Agora, na nova versão, Alberto será um menino de 11 anos, vivido pelo jovem ator Thiago Rosseti. O que não muda é a presença de Pimentel, policial que auxilia Alberto na investigação dos assassinatos. Para o papel, Milani convidou Marcos Caruso.

escaravelho-3

Bastidores de “O Escaravelho do Diabo” baseado no romance de Lúcia Machado de Almeida.

No elenco nomes como de Jonas Bloch, Selma Egrei, Lourenço Mutarelli, Augusto Madeira e Thogum Teixeira figuram entre os principais. O roteiro foi escrito por Melanie Dimantas e Ronaldo Santos, a fotografia é de Pedro Farkas e a direção de arte, de Valdy Lopes Jr.. O lançamento do filme está previsto para o meio do ano, época de férias, com o objetivo de atrair um público jovem.

Fonte: O Globo



Lorde Vampírico e Geográfico das trevas, ex-ditador dessa pocilga, aspirante a escritor e a web-designer, twilighter, beatlemaniaco, parawhore, narniano e, é claro, cinéfilo. Hoje me resumo à vice-presidente do site. Amém irmãos? Amém.