08
out
2015
Livro e Filme: Uma Longa Queda
Categorias: Livro e Filme • Postado por: Maisa Carvalho

Escritor há mais de 20 anos e roteirista, o britânico Nick Hornby, não é novidade quando se fala de livros e roteiros. Desde Alta Fidelidade (1995), que foi um best-seller mundialmente, o autor passou a ser bem famoso. A maioria dos livros de Hornby tem adaptações para cinema. O citado acima, teve uma adaptação nos anos 2000, com John Cusack, do diretor Stephen Frears. Outros romances do autor adaptados para o cinema são: Febre de Bola (David Evans, 1997), Um Grande Garoto (Chris e Paul Weitz, 2002), e o mais novo filme baseado em um romance de Hornby, Uma Longa Queda (Pascal Chaumeil, 2014).

Além dos livros (de ficção ou não, que não foram adaptados) e colaboração nos roteiros, o autor também foi responsável pelo roteiro do filme Educação (Lone Scherfig, 2009).

Livro

6tag_300715-115127

Livro: Uma Longa Queda, de Nick Hornby. Companhia das Letras. 336 páginas. Skoob.

O livro conta a história de quatro pessoas estranhas que se conhecem no topo de um prédio com um objetivo em comum, o suicídio. A história vai se desenvolvendo a partir daí. De como essas pessoas que não tinham nada em comum decidiram fazer parte da vida umas das outras impedindo-os de cometer suicídio.

Além de ter uma narrativa bacana que mostra a cada capítulo a visão, em primeira pessoa, de cada um das quatro personagens principais, o autor teve o cuidado de escrever cada capítulo de maneira completamente única, justamente por se tratarem de pessoas totalmente diferentes.

Não só as personagens são bem complexas e cada uma com um motivo que acha ser o suficiente para tirar a própria vida, são personagens bastante críveis, como pessoas reias, bem desenvolvidas, o que faz do livro uma leitura muito mais agradável.

Mesmo sendo volumoso, o livro que tem 328 páginas, consegue prender o leitor e fazer com que a leitura seja rápida. É bonito acompanhar a trajetória de personagens que no começo queriam se matar, e aos poucos, foram encontrando motivos para não o fazerem. É uma história muito bonita, diferente de tudo que já tenha lido.

Um livro para ser bom, não precisa apenas de uma boa estória ou de uma escrita sensacional, o conjunto das duas coisas é que fazem uma obra completa. Nesse sentido, Hornby cumpre sua parte, a escrita, por mais simples que seja, tem seu estilo. A narrativa, mesmo sendo linear, mostra vários pontos de vista diferentes dos mesmo acontecimentos o que é muito interessante, não fosse isso, talvez o livro fosse apenas um romance bom, com a escrita ok.

Filme

528395

Filme: Uma Longa Queda, de Pascal Chaumeil (2014). Roteiro de Jack Thorne, Lionsgate.

O filme lançado em 2014, conta com um bom elenco, com Pierce Brosnan (007), Toni Collette (Pequena Miss Sunshine), Imogen Poots (Namoro ou Liberdade) e Aaron Paul (Breaking Bad). Além de bom elenco, o roteiro do filme também é muito bom, embora seja bastante diferente do livro em alguns aspectos e tenha até um final diferente (NO SPOILERS!), a adaptação mantém a essência do romance. Pessoas estranhas, que através de um objetivo em comum entram na vida umas das outras e a partir daí se dão motivos para não querer morrer. O longa consegue ser mais cativante ainda que o próprio livro. É possível ver no filme, o bom desenvolvimentos das personagens e se emocionar com a amizade e os laços por elas criados. O diretor Pascal Chaumeil e o roteirista Jack Thorne conseguiram fazer um grande trabalho. O filme mistura drama com comédia de uma maneira sutil. Consegue ser lindo e emocionante.



Não gosto da palavra "cinéfila", então digo que apenas que amo assistir filmes, principalmente se tiver o DiCaprio ou Keira Knightley. Sou apaixonada pelo Scorsese, Wes Anderson, Sofia Coppola, Woody Allen, Cameron Crowe e John Hughes. Adoro os filmes que misturam comédia com drama e não curto o preconceito com os filmes nacionais. Estudo jornalismo e caí de paraquedas neste site, com a Força ao meu lado, espero não decepcioná-los.