15
jan
2016
Curiosidades históricas 1#: qual foi o primeiro filme do mundo?
Categorias: Curiosidades Históricas • Postado por: Marcelo Silva

Embora grande parte da Internet apresente A Chegada do Trem à Estação (L’arrivée d’um train em gare de La Ciot, no original) como o primeiro filme da história do cinema, quem realmente ocupa esse posto é A Saída dos Operários da Fábrica Lumiére (La sortie de l’usine Lumière à Lyon), cuja exibição ao público ocorreu no dia 28 de dezembro de 1895, em Paris. Na ocasião, 33 pessoas pagaram um franco de entrada para assistir à película dos irmãos Auguste e Louis Lumière. Nela, vemos os trabalhadores de uma fábrica deixando o local de serviço.

9160981d8cb3c42f11693444bc7d0fc889849fa6

Cena de A Saída dos Operários da Fábrica Lumière (1895)

Conforme relata a jornalista Ana Carolina Garcia, autora do livro A Fantástica Fábrica de Filmes: como Hollywood se tornou a capital mundial do cinema, tratava-se da quinta vez na história que um filme era projetado – mas a primeira diante de um público.

Você pode assistir ao filme dos Irmãos Lumière clicando aqui.



Quem sou eu? Uma mistura de Walter Mitty com Forrest Gump. Um cara que tem vontade de fazer tudo o que Mark Renton fez em Trainspotting. Um cinéfilo que tem a certeza de que a vida não seria a mesma se não existisse o cinema. Diretor preferido? Assim fica difícil: amo de Zé do Caixão a Stanley Kubrick!