20
jan
2016
Curiosidades históricas 2#: quem foi o primeiro astro do cinema?
Categorias: Curiosidades Históricas • Postado por: Marcelo Silva

Foi o italiano Rodolfo Valentino (1895 – 1926). Radicado nos Estados Unidos desde 1913, Valentino entrou no mundo artístico como bailarino, para, depois, chegar ao cinema. Seu primeiro grande papel foi em Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, de 1921, ocasião na qual deu o primeiro passo para se tornar um astro da sétima arte.

9160981d8cb3c42f11693444bc7d0fc889849fa6

Antes de alcançar a fama, Valentino foi jardineiro e lavador de pratos nos Estados Unidos

Dos quase quarenta filmes em que esteve presente, destaca-se o memorável O Sheik, dirigido por George Melford e lançado em 1921. Nesse longa, Valentino deu vida ao sheik Ahmed Ben Hassan, que rapta uma nobre inglesa (interpretada por Agnes Ayres), e acaba se apaixonando por ela. 

imagem 3

Rodolfo Valentino e Agnes Ayres em cena de O Sheik (1921)

Sucesso mundial na época do seu lançamento, O Sheik foi o grande filme que alçou Valentino ao posto de estrela internacional. Belo, sensual e charmoso, ele atraiu ao cinema uma multidão de mulheres, que se envolveram profundamente com a história de amor contada na obra. No livro Tudo Sobre Cinema, Philip Kemp explica a fama do ator:

Era um imigrante italiano e sua aparência mediterrânea e os papéis de gigolô lhe renderam a alcunha de “Amante Latino”. Logo passaria a representar o máximo em termos de charme cinematográfico exótico. Apesar das críticas por conta do seu estilo afeminado, foi o primeiro ator a adquirir o status de celebridade graças à sua legião de fãs apaixonadas, tendo se casado e se divorciado duas vezes. Acusações de bigamia, um relacionamento com a célebre atriz Pola Negri e um ataque solitário contra o estúdio Famous Players-Larsky mostravam que ele era tão infame fora das telas quanto famoso na pele do herói. Sua morte prematura por conta de uma peritonite em 1926, aos 31 anos, lhe garantiu o status de ícone e fama duradoura. Cerca de 80 mil pessoas – em sua maioria mulheres – compareceram ao seu funeral em Nova York.

(Tudo Sobre Cinema, p. 51)

Para saber mais sobre Rodolfo Valentino e consultar sua filmografia, clique aqui.



Quem sou eu? Uma mistura de Walter Mitty com Forrest Gump. Um cara que tem vontade de fazer tudo o que Mark Renton fez em Trainspotting. Um cinéfilo que tem a certeza de que a vida não seria a mesma se não existisse o cinema. Diretor preferido? Assim fica difícil: amo de Zé do Caixão a Stanley Kubrick!