25
maio
2016
8 atores que ficaram presos aos seus personagens!
Categorias: Listas Radioativas • Postado por: Marcelo Silva

Todo ator se esforça para que seu personagem seja verossímil aos olhos do público e, dessa forma, faça-o esquecer que tudo se trata de uma obra de ficção. Mas, em alguns casos, os dois (intérprete e personagem) acabam tornando-se um só. Aonde quer que vá, faça quantos filmes quiser, aquela pessoa vai ser sempre lembrada por um papel específico.

Pensando nisso, o Pipoca Radioativa reuniu oito atores cujo grande momento da carreira praticamente se resume ao personagem de uma determinada franquia – especialmente as de super-heróis. Bem, aqui vai a nossa lista especial:

Daniel Radcliffe (Harry Potter)

tumblr_nn34pyw7n81uskq8vo1_1280

O jovem ator britânico até se esforça para “apagar” a imagem de Harry Potter. Do fim da franquia até hoje, Radcliffe participou de nada menos do que 17 produções (entre séries de TV e longa-metragens). Ele está em cinco filmes previstos para estrear este ano; entre eles, Truque de Mestre 2 (dir: John M. Chu). Porém, por mais que você o veja bastante por aí,  não vai conseguir dissociá-lo da imagem do bruxinho mais famoso do cinema.

Elijah Wood (Frodo Bolseiro)

tumblr_nt0lnjQnfs1qko8kzo1_500

A situação de Elijah Wood não é muito diferente da de Radcliffe, guardadas as devidas proporções. O ator participou de vários outros filmes – o excelente Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (dir: Peter Weir, 2004) é um deles -, mas não chegou a ter papéis tão marcantes como o de Frodo, da trilogia Senhor dos Anéis (dir: Peter Jackson, 2001-2003).

Hugh Jackman (Wolverine)

burton_collage_by_anamoon

Em 2000, Hugh Jackman deu vida a Wolverine pela primeira vez em X-Men, do diretor Bryan Singer. De lá para cá, o ator repetiu o papel em sete filmes (e vai participar de mais um)! Fica difícil até mesmo imaginar qualquer outra pessoa na pele do mutante da Marvel – ou vai dizer que não lembra de Wolverine sempre que vê Jackman (e vice-versa?)

José Mojica Marins (Zé do Caixão)
burton_collage_by_anamoon

Em meio a um mar de atores de franquias baseadas em HQs e livros, o brasileiro José Mojica Marins surge como um nome obrigatório nessa lista. Intérprete do icônico Zé do Caixão, Mojica teve muita popularidade com seus filmes, principalmente, nas décadas de 1960 e 70. Até hoje, é normal encontrar pessoas que conhecem a figura de Zé do Caixão, mas nunca ouviram falar de Mojica. É a criatura tomando o lugar do criador. Para ver o perfil e a maratona de filmes que o Pipoca fez ano passado em homenagem ao cineasta e ator, clique aqui.

Robert Downey Jr. (Homem de Ferro/Tony Stark)

burton_collage_by_anamoon

Ok, ok. Robert Downey Jr. também é lembrado por ser Sherlock Holmes, mas seu reconhecimento junto ao grande público vem mesmo de sua participação como Homem de Ferro nos filmes dos heróis da Marvel. O motivo disso é que Downey Jr. se saiu muito bem ao criar em tela a personalidade sarcástica, confiante, carismática e até arrogante de Tony Stark. Ele já interpretou o personagem em sete filmes e é possível ver traços do playboy bilionário até mesmo em papéis seus em outros filmes.

Rupert Grint (Ron Weasley)

boring face usar no post

Intérprete do fiel amigo de Harry Potter, Rupert Grint atuou em dez produções após o fim da franquia baseada nos livros de JK Rowling. Mas, ao contrário do colega de elenco Daniel Radcliffe, que conseguiu um ou outro papel de protagonista, Grint não fez mais nada de grande destaque e, a menos que sua carreira tenha uma reviravolta inesperada, ele ficará marcado na mente dos cinéfilos apenas como Ron Weasley.

Taylor Lautner (Jacob)

tumblr_nt0lnjQnfs1qko8kzo1_500

Não é segredo para ninguém que Taylor Lautner é um ator extremamente limitado e de carisma quase zero. Isso, sem dúvida, acaba sendo determinante para que ele não seja lembrado fora da série Crepúsculo (dir: vários diretores, 2008-2012). O ator até emplacou alguns filmes de ação e comédias com Adam Sandler – mas todos fracassaram e sua carreira parece não ter muito futuro.

Tobey Maguire (Homem-Aranha/Peter Parker)

tumblr_nt0lnjQnfs1qko8kzo1_500

Para fechar a lista, Tobey Maguire, o ator que deu vida ao super-herói mais popular do início dos anos 2000 no cinema. Extremamente carismático, Maguire conquistou o público como poucos. Apesar da crítica de alguns que o veem como um bom Peter Parker, mas um Homem-Aranha descaracterizado (a franquia de Sam Raimi é, para muitos, infiel às HQs); e da boa presença de Tom Holland como o herói aracnídeo em Capitão América: Guerra Civil (dir: Joe e Anthony Russo, 2016); Maguire ainda é o intérprete perfeito para o personagem. Muitos cinéfilos não conseguiriam citar outros três filmes que ele tenha protagonizado, além, é claro, da franquia do Homem-Aranha.

E, para você, quais atores ficaram totalmente presos aos seus personagens a ponto de serem reconhecidos só por causa deles?



Quem sou eu? Uma mistura de Walter Mitty com Forrest Gump. Um cara que tem vontade de fazer tudo o que Mark Renton fez em Trainspotting. Um cinéfilo que tem a certeza de que a vida não seria a mesma se não existisse o cinema. Diretor preferido? Assim fica difícil: amo de Zé do Caixão a Stanley Kubrick!