21
maio
2016
Documentário brasileiro é premiado em Cannes!
Categorias: Notícias • Postado por: Raphael Cancellier

 

O filme Cinema Novo, dirigido por Eryk Rocha (Campo de Jogo, 2015), ganhou o prêmio L’Oeil D’Or (Olho de Ouro) de melhor documentário no Festival de Cannes, neste sábado (21).

cinemanovo

Cartaz do filme “Cinema Novo”

Filho do mestre do cinema brasileiro, Glauber Rocha, Eryk Rocha fala em seu filme sobre o movimento cinematográfico brasileiro que revolucionou a forma de fazer filmes no país, entre os anos de 1960 e 1970, tendo seu progenitor como um dos exponentes. Segundo o júri do prêmio, “Cinema Novo é um filme-manifesto sobre a vigência de um movimento cinematográfico quase esquecido nos anos 1960”.

Em seus 90 minutos de duração, o documentário inclui trechos de filmes da época e depoimentos dos diretores responsáveis por trazer essa nova linguagem ao cinema brasileiro, como Nelson Pereira dos Santos, Leo Hirszman, Joaquim Pedro de Andrade, Ruy Guerra, Walter Lima Jr., Paulo César Saraceni e o próprio Glauber Rocha.

Influenciado pelo neorrealismo italiano e a Nouvelle Vague francesa, a nova cinematográfica brasileira veio como uma proposta de fazer um cinema comprometido com a realidade, mais próxima do povo e embasada pelos momentos social da época. A famosa frase “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” surgiu com o cinema novo, já que as produções eram realizadas com um custo mais barato do que a das grandes companhias cinematográficas do país.

Fonte: ANCINE



Futuro roteirista de TV e cinema, assisto de tudo, sem preconceitos, e procuro prestar atenção na forma como a história é contada. Sou apaixonado pelo cinema brasileiro contemporâneo, mas também sou Disneymaníaco. Meus diretores preferidos são Almodóvar, Gabriel Mascaro, Tarantino, Aïnouz, Von Trier e Sofia Copolla.