20
nov
2016
5 filmes para assistir no dia da consciência negra!
Categorias: Listas Radioativas • Postado por: Mariana Tocci

Continuando os posts especiais para o Dia da Consciência Negra, listamos cinco filmes para você assistir no 20 de novembro. A data, considerada feriado em algumas cidades do Brasil, tem como objetivo lembrar os maus tratos que os negros sofrem desde a colonização do Brasil e homenagear os que persistiram para mudar, de alguma forma, essa realidade.

Apesar de aqui todos os longas listados se passarem em épocas passadas, como no século XVII ou no século XX, a temática ainda é muito atual e deve ser discutida sempre, não só no dia de hoje! Vamos aos filmes selecionados!

05) DUELO DE TITÃS (REMEMBER THE TITANS, BOAZ YAKIN, 2000)

remember-the-titans-2

O filme é baseado na história real de Herman Boone (Denzel Washigton), um técnico de futebol americano que é contratado para treinar um time na Virgínia. Lá, brancos e negros não se misturam e Boone vai desafiar este costume treinando um time inter-racial. O roteiro original era mais pesado, porém pelo longa ser da Disney, algumas partes foram mudadas. Portanto, é um filme mais leve e família para se pensar sobre o racismo. Está disponível na Netflix!

04) 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO (12 YEARS A SLAVE, STEVE MCQUEEN, 2013)

5i5p4x3zo64wlcxiw8ufqqh4j

O filme que deu à Lupita Nyong’o o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante é baseado na autobiografia de Solomon Northup, interpretado por Chiwetel Ejiofor, um negro livre que é levado para o sul dos EUA e vendido como escravo. O longa mostra as tristezas e dificuldades que o protagonista enfrenta neste período para sobreviver. Também está disponível na Netflix!

03) O SOL É PARA TODOS (TO KILL A MOCKINGBIRD, ROBERT MULLIGAN, 1962)

to_kill_mockingbird_1962_11_-_h_2016

Baseado no ótimo romance de Harper Lee, o filme é narrado por Jean Louise (Mary Badham), uma menina de 6 anos que questiona diversas “regras” da sociedade de Maycomb, no Alabama. É pelo olhar inocente da criança que o público conhece o caso de Tom Robinson (Brock Peters), um negro acusado de estuprar uma mulher branca. O pai de Louise, Atticus Finch (Gregory Peck), decide defender o jovem Robinson e sua antes ótima reputação começa a ser ameaçada. Louise passa então a questionar ainda mais os valores daquela sociedade. É possível assistir ao longa na Netflix!

02) QUILOMBO (CACÁ DIEGUES, 1984)

filme-quilombo

O representante brasileiro desta lista mostra a vida de Zumbi dos Palmares, chefe do Quilombo dos Palmares e um dos maiores símbolos de resistência à escravidão no Brasil. O dia da Consciência Negra é justamente comemorado no dia 20 de novembro pois é o dia da morte de Zumbi. Foi baseado nos livros Ganga Zumba (João Felício dos Santos) e Palmares (Décio de Freitas). Um bom filme para quem gosta de história e quer saber um pouco mais da luta contra a escravidão no Brasil!

01) MALCOLM X (IDEM, SPIKE LEE, 1992)

malcolm

Com mais de três horas de duração, o filme conta a turbulenta vida do ativista Malcolm X (Denzel Washington), desde a infância ameaçada pela Ku Klux Klan, a luta pela liberdade do povo negro e a abordagem mais branda, ao final da vida, nesse tema. Malcolm X foi dirigido por Spike Lee, conhecido por realizar filmes polêmicos e por abordar a temática racial. O longa é majoritariamente baseado no livro A Autobiografia de Malcolm X, de Malcolm X e Alex Haley, que o terminou depois da morte do ativista!



Apaixonada por filmes da Disney, mas assisto de tudo um pouco: musicais, filmes antigos, séries (só não me deixe sozinha assistindo um filme de terror, por favor). Sou estudante de Jornalismo e ainda acredito que a Summer, de (500) Dias Com Ela, não era uma vadia.