13
jan
2017
Dois filmes pernambucanos no Festival de Cinema de Berlim!
Categorias: Festivais, Notícias • Postado por: Matheus Benjamin

O Festival de Berlim, um dos mais criteriosos e prestigiados festivais de cinema do mundo, anunciou nesta semana a escolha de dois filmes brasileiros, do estado de Pernambuco, para participarem da edição de 2017. O longa Joaquim, de Marcelo Gomes e o curta Estás Vendo Coisas, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca representarão o país nas mostras competitivas.

Joaquim“, de Marcelo Gomes.

Joaquim conta a história de Tiradentes e traz o ator Julio Machado no papel principal. O Brasil, especialmente Minas, nessa época, era uma grande Babel. Quisemos ter essa mistura representada no filme, explica o diretor Marcelo Gomes, de longas famosos como Cinema, Aspirinas e Urubus (2004). Já o curta-metragem Estás Vendo Coisas narra a música brega na cidade de Recife.

Nesse ano o júri será presidido pelo cineasta Paul Verhoeven, do polêmico Elle; em competição serão 23 filmes de 19 países diferentes disputando o Urso de Ouro e o Urso de Prata, prêmios importantes do festival. Confira os filmes participantes da 67ª edição do festival alemão:

Competição

Bamui Haebyun-eoseo Honja” , de Hong Sangsoo (Coreia do Sul)

Helle Nächte“, de Thomas Arslan (Alemanha e Noruega)

Joaquim“, de Marcelo Gomes (Brasil e Portugal)

Mr. Long“, de By Sabu (Japão, Alemanha, Hong Kong, China e Taiwan)

Return to Montauk“, de Volker Schlöndorff (Alemanha, França e Irlanda)

Wilde Maus” (Wild Mouse), de Josef Hader (Áustria)

Fora da competição

El Bar“, de Álex de la Iglesia (Espanha)

Logan“, de James Mangold (EUA)

T2 Trainspotting“, de Danny Boyle (Grã-Bretanha)

Viceroy’s House“, de Gurinder Chadha (Índia e Grã-Bretanha)

Fonte: JC Online



Fã de Miyazaki, Aïnouz, Salles, Mendonça Filho, Von Trier, Thomas Anderson, Haneke e Bergman. Dirigi dois curta-metragens "A-Ma-La" e "Senhor Linux e sua Incrível Barba", ambos pela Pessoas na Van Preta.