O Festival de Berlim, um dos mais criteriosos e prestigiados festivais de cinema do mundo, anunciou nesta semana a escolha de dois filmes brasileiros, do estado de Pernambuco, para participarem da edição de 2017. O longa Joaquim, de Marcelo Gomes e o curta Estás Vendo Coisas, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca representarão o país nas mostras competitivas.

“Joaquim“, de Marcelo Gomes.
Joaquim conta a história de Tiradentes e traz o ator Julio Machado no papel principal. “O Brasil, especialmente Minas, nessa época, era uma grande Babel. Quisemos ter essa mistura representada no filme”, explica o diretor Marcelo Gomes, de longas famosos como Cinema, Aspirinas e Urubus (2004). Já o curta-metragem Estás Vendo Coisas narra a música brega na cidade de Recife.
Nesse ano o júri será presidido pelo cineasta Paul Verhoeven, do polêmico Elle; em competição serão 23 filmes de 19 países diferentes disputando o Urso de Ouro e o Urso de Prata, prêmios importantes do festival. Confira os filmes participantes da 67ª edição do festival alemão:
Competição
“Bamui Haebyun-eoseo Honja” , de Hong Sangsoo (Coreia do Sul)
“Helle Nächte“, de Thomas Arslan (Alemanha e Noruega)
“Joaquim“, de Marcelo Gomes (Brasil e Portugal)
“Mr. Long“, de By Sabu (Japão, Alemanha, Hong Kong, China e Taiwan)
“Return to Montauk“, de Volker Schlöndorff (Alemanha, França e Irlanda)
“Wilde Maus” (Wild Mouse), de Josef Hader (Áustria)
Fora da competição
“El Bar“, de Álex de la Iglesia (Espanha)
“Logan“, de James Mangold (EUA)
“T2 Trainspotting“, de Danny Boyle (Grã-Bretanha)
“Viceroy’s House“, de Gurinder Chadha (Índia e Grã-Bretanha)
Fonte: JC Online
Victor Hugo Lorde Vampírico e Geográfico das trevas, ex-ditador dessa pocilga, aspirante a escritor e a web-designer, twilighter, beatlemaniaco, parawhore, narniano e, é claro, cinéfilo. Hoje me resumo à vice-presidente do site. Amém irmãos? Amém. |