29
jul
2017
O que esperar de “Liga da Justiça”?
Categorias: Especiais • Postado por: Matheus Zampieri

Na principal convenção de entretenimento e cultura pop dos Estados Unidos, a San Diego International Comic-Con 2017 (SDCC), foi divulgado o mais novo trailer de Liga da Justiça, filme dirigido por Zack Snyder, que será lançado no dia 17 de novembro deste ano. Foram 4 minutos para mostrar aos fãs tudo o que eles podem esperar da Liga e dos futuros lançamentos do Universo Estendido da DC (DCEU).

Diferentemente do que aconteceu nos trailers de outros lançamentos da DC (sim, estou me referindo ao trailer de Batman vs Superman), este não escancarou aos fãs qual será o enredo do filme. O que pudemos observar foi que, como tudo indicava ao final de BvS, após a morte de Superman (Henry Cavill), Bruce Wayne/Batman (Ben Affleck) e Diana Prince/Mulher Maravilha (Gal Gadot) se dedicaram a recrutar os meta-humanos que irão compor a Liga da Justiça. Os recrutados são ninguém menos do que Arthur Curry/Aquaman (Jason Momoa), Barry Allen/Flash (Ezra Miller) e Victor Stone/Ciborgue (Ray Fisher).

Uma vez reunida, a Liga terá a árdua missão proteger a Terra da eminente ameaça de destruição, que neste filme virá por meio de Steppenwolf (Ciarán Hinds), o líder militar de Apokolips.

Steppenwolf virá à Terra, auxiliado pelos parademônios de Apokolips, com a missão de coletar as três caixas maternas, que estão localizadas no planeta Terra deste a Antiguidade. Uma delas ficou com as amazonas, uma com os atlantes e uma com os humanos.

 O vilão Steppenwolf em cena excluída da versão de cinema de Batman vs Superman e nos quadrinhos                                                 

A essa altura do texto você deve estar se perguntando o que diabos são as caixas maternas, quem é Steppenwolf (também conhecido aqui no Brasil pelo nome de Lobo da Estepe) e por que ele recebeu a missão de coletá-las. Vamos esclarecer uma a uma essas questões.

Steppenwolf é um líder militar extremamente poderoso que nasceu no planeta Apokolips. Ele também é o tio de Darkseid, governante absoluto de Apokolips, que será o principal antagonista do DCEU. Entre as principais habilidades de Steppenwolf, podemos destacar a sua força, velocidade e resistência sobre-humanas, capacidade de voo, domínio de todos os tipos de combate e imortalidade. Pode-se perceber que será um adversário e tanto para a Liga da Justiça.

Detalhe de uma das caixas maternas em cena do primeiro trailer divulgado

Mas por que ele foi enviado atrás das caixas maternas? E o que são esses artefatos? Pois bem, as caixas maternas são uma espécie de supercomputadores portáteis criados com tecnologia dos Novos Deuses (um grupo celestial da Quarta Dimensão, do qual Darkseid faz parte). Só para esclarecer, os Novos Deuses são divindades que podem ser divididos em dois grupos: os deuses benévolos, que vivem no planeta Nova Gênese; e os deuses malévolos, que habitam em Apokolips e se encontram sob o regime tirano de Darkseid.

As caixas maternas são artefatos dotados de consciência própria. Elas “vivem” em função de seus donos, dando a eles poderes absurdos, como a capacidade de cura, teletransporte, manipulação de energia, etc. Essas caixas só podem ser construídas em Nova Gênese ou Apokolips, os planetas dos Novos Deuses, e se autodestroem caso o seu dono morra. Nas mãos de uma divindade, uma caixa materna não passa de um objeto comum. Porém, nas mãos de um mero mortal, é a maior dádiva que se poderia adquirir em todo o universo.

Darkseid na versão em quadrinhos

Mas por que Darkseid se deu o trabalho de enviar Steppenwolf para a Terra apenas para coletar as três caixas maternas que já estão lá desde os tempos antigos? Acredito que seja porque Darkseid quer tirar das mãos dos terráqueos estes artefatos que são capazes de lhes dar tanto poder. E isso porque Darkseid pretende tomar a Terra para si, transformando-a em mais um dos planetas que se encontram sob sua tirania.

Expectativas

Além da trama envolvendo as caixas maternas e o confronto com Steppenwolf, pessoalmente eu espero que Liga da Justiça seja um filme que sirva para formar uma “química” entre os heróis que formarão a Liga. Tivemos até agora, no DCEU, dois filmes “de origem” (Homem de Aço e Mulher Maravilha), um filme focado nos vilões do universo DC (Esquadrão Suicida) e apenas um filme que reuniu alguns dos heróis que irão compor a Liga da Justiça (Batman vs Superman).

Porém, mesmo em BvS, o nível de interação que se viu entre Batman, Superman e Mulher Maravilha não chegou a um ponto que satisfaça os fãs. Por isso, é muito importante que Liga da Justiça resolva essa questão. Aliás, esse é um ponto em que a DC pode se inspirar no Universo Cinematográfico da Marvel, onde praticamente todos os heróis possuem uma “química” entre si.

Rumores e teorias

Estamos chegando ao final do texto, portanto, vamos falar de uma vez por todas da figura misteriosa que aparece diante de Alfred ao final do trailer de Liga da Justiça. O mordomo, ao avistar o indivíduo, afirma: “Ele disse que você viria. Eu só espero que não seja tarde demais”.

A principal teoria dos fãs é que essa figura seja ninguém menos do que o Superman, que estaria fazendo o seu retorno ao DCEU, após sua suposta morte em BvS. Uma declaração que deu ainda mais força para essa teoria foi a da atriz Gal Gadot, que, durante a San Diego Comic-Con, afirmou que “se você é um grande fã do Superman, ficará bem feliz com Liga da Justiça”. Outra teoria é a de que esse indivíduo misterioso seja o Lanterna Verde, que chegou a ser mencionado por Steppenwolf num determinado momento do trailer.

Pessoalmente, eu acredito que nenhum desses dois heróis irá participar do confronto com Steppenwolf. Porém, não descarto a possibilidade de que um deles seja de fato a figura misteriosa que aparece conversando com Alfred.

Outro rumor (neste caso de bastidores) que havia tomado conta da internet nas últimas semanas, é o de que Ben Affleck poderia deixar de interpretar o Batman nos futuros filmes da DC. Porém, durante a Comic-Con, o próprio ator fez questão de tranquilizar os fãs e desmentir esses boatos, garantindo que seguirá interpretando o morcego de Gotham por mais alguns anos.



Não me considero um grande entendedor de cinema. Sou apenas um fã com vontade de expressar o que penso. Tenho opiniões que fogem do convencional e não tenho problema nenhum de expressá-las. Meus filmes favoritos são os da série Star Wars, mas meus gostos vão desde grandes franquias até comédias bobas. Também gosto muito de séries e animações.