18
jan
2019
Está aberta a temporada de premiações: o que esperar para o Oscar!
Categorias: Artigos • Postado por: Maisa Carvalho

A temporada de premiações foi aberta no último dia 06, com a cerimônia anual do Globo de Ouro. Na semana seguinte, foi a vez do Critics Choice Awards e o que isso pode influenciar nas indicações e prêmios do Oscar?

Tecnicamente, esses dois eventos não influenciam no Oscar pelo seguinte fato: quem vota no Critics Choice Awards, são os críticos, aqueles que são convidados para as exibições dos filmes antes do lançamento para escrever ou falar sobre. Geralmente são atrelados a sites específicos de cinema ou televisão. O Globo de Ouro é decidido pela HFPA – Hollywood Foreign Press Association, os repórteres de entretenimento de Hollywood.

Entretanto, historicamente, a temporada de premiações segue uma linha muito parecida em todas as cerimônias, os indicados geralmente são os mesmos, mas os vencedores nem sempre, isso tem muito a ver com o fato de que a Academia de Cinema e Ciências funciona de maneira diferente.

Como funciona o Oscar

Primeiro, os cineastas e produtores inscrevem seus filmes para concorrer ao prêmio, depois os estúdios fazem as campanhas dos filmes. Depois, quem vota em cada categoria é quem faz parte de tal categoria. Por exemplo, para melhor atriz, ator e coadjuvantes, apenas atrizes e atores votam. Para melhor roteiro, apenas roteiristas votam, para melhor diretor apenas diretores. A única exceção, é melhor filme, categoria na qual todos votam. Mas é um pouco diferente.

Ao invés de escolherem o melhor filme do ano, todos os membros da Academia classificam os filmes indicados em uma ordem, e o filme com a média mais positiva, ganha. É um pouco confuso, mas aos olhos da Academia, mais justo. Vamos supor que no ano passado, A Forma da Água tenha sido o mais colocado em terceiro lugar na lista. Se mais pessoas colocaram um filme em terceiro lugar do que em primeiro, esse filme agradou mais os membros da Academia, logo, esse filme, mesmo tendo sido posto pela maioria em terceiro lugar, foi uma espécie de concordância geral e vai levar o prêmio no fim da noite.

O que esperar

Agora que já foi explicado como funciona, é bom entender então que por mais que algumas outras premiações tenham os mesmos concorrentes, elas não vão influenciar tanto na decisão dos ganhadores do Oscar, a não ser o SAG e PGA Awards. O SAG, é o Screen Actors Guild, prêmio do sindicato dos atores, que também votam no Oscar. E o PGA é o Producers Guild Awards, que também fazem parte da Academia, com a pequena diferença que os membros da academia são mais exclusivos, mas ainda assim os votos vêm da categoria, e, geralmente, os vencedores destes dois prêmios, têm a maior chance no Oscar.

E quem quer fazer aquela maratona antes do dia 24 de fevereiro, mesmo que as indicações não tenham saído, podem já ir separando os seguintes filmes: A Esposa, Vice, Green Book, Pantera Negra, Um Lugar Silencioso, Se a Rua Beale Falasse, A Favorita, Nasce uma Estrela, Bohemian Rhapsody, Roma, Guerra fria, Infiltrado na Klan, Homem Aranha no Aranhaverso e Incríveis 2. E estes são apenas alguns, a Academia sempre surpreende em algumas categorias e é agora é só esperar as indicações para fazer as apostas.



Não gosto da palavra "cinéfila", então digo que apenas que amo assistir a filmes e não tenho essa de não gostar de um gênero, para mim, se o filme for bom, pouco importa onde ele se encaixa. As histórias têm esse poder de despertar um encantamento em mim, por isso eu sempre vou atrás de mais e é por isso que eu vim escrever sobre elas aqui.