25
jan
2019
Os filmes mais aguardados e as expectativas do cinema em 2019!
Categorias: Artigos • Postado por: Lucas Manoel Santos

Enfim 2019! O ano já promete ser grande em relação a lançamentos e novidades.

Dos blockbusters de arrasar quarteirões a filmes mais alternativos, o que não vai faltar esse ano vai ser motivos para ir ao cinema ou assistir no conforto de casa. De olho no impressionante sucesso de Roma, do cineasta mexicano, Alfonso Cuaron (que acaba de receber dez indicações ao Oscar), a Netflix promete causar novamente.

Cena do longa John Wick III

Dessa vez além dos inúmeros e diversificados projetos com previsão de estreia ao longo de 2019 (De Michael Bay a Steven Soderbergh), The Irishman, do conceituado cineasta Martin Scorsese, promete ser a maior aposta da plataforma. Um projeto lendário e sonho de décadas do diretor, o filme promete satisfazer até o mais exigente dos cinéfilos, com um enredo épico de máfia que conta com um elenco estelar: Al Pacino, Robert De Niro, Harvey Keitel, Joe Pesci, são apenas alguns dos nomes que prometem abrilhantar a história de Jimmy Hoffa, líder sindical que tinha envolvimento com o crime organizado.

Se a Netflix vai partir para o ataque com seu time de autores conceituados, os grandes estúdios prometem não ficar muito atrás. A Sony pretende causar um burburinho com o lançamento do mais novo projeto de Quentin Tarantino. Programado para estrear na segunda metade do ano, Era Uma Vez em Hollywood como o próprio nome diz, é uma história sobre a fábrica de sonhos. Mesmo com poucos detalhes revelados sobre a trama, o que se sabe até agora, é que o filme se passa na década de 60 e vai ter como um dos focos principais, o assassinato de Sharon Tate pelos maníacos da família Manson. Coube a atriz indicada ao Oscar, Margot Robbie, dar vida ao papel, junto de um elenco que conta com nomes como o de Leonardo Di Caprio e Brad Pitt. É mole ou quer mais?

E se o ano começa com projetos épicos, de cineastas conceituados, um dos maiores cineastas americanos ainda em ativa não poderia ficar de fora dessa. 10 anos depois de emocionar o mundo (e de aposentar sua persona cinematográfica das telas) Clint Eastwood retorna à atuação. The Mule (ainda sem nome em português), com previsão de lançamento para fevereiro, conta com o retorno do veterano, que também assume a cadeira de direção. Não é de hoje que os trabalhos de Clint se preocupam em investigar o coração do sonho americano. A desmistificação do heroísmo e da guerra. Seu novo projeto não parece diferente. O novo drama de Eastwood parece ser um terreno ideal para as temáticas do cineasta e seu aguardado retorno as telas. É esperar para ver o que Eastwood nos proporcionará dessa vez.

Com previsão de estreia para dezembro, 2019 promete nos levar a uma galáxia muito, muito distante, com o lançamento e a conclusão da nova trilogia Star Wars. Com retorno de J.J. Abrams à direção, o filme vem recheado de expectativas. Espera-se não só uma conclusão épica, mas também um acalento aos fãs, que se dividiram após o lançamento do segundo filme da trilogia, Episódio VIII – Os Últimos Jedi, que apesar do sucesso de bilheteria e da aclamação por parte da mídia, sofreu com críticas de vários fãs, graças aos rumos tomados pela franquia. É esperar para ver.

E também na área de conclusões épicas, a Marvel pode surpreender com o lançamento de Vingadores: Ultimato. Depois dos desastrosos eventos ocorridos em Guerra Infinita, cabe à equipe de super-heróis, achar uma maneira de deter o titã Thanos e salvar a terra (ou pelo menos o que restou dela, hehe).

Homem Aranha – Longe De Casa, também promete muita ação, e uma renovação inesperada na casa de ideias. Segundo filme da nova fase do amigão da vizinhança (o primeiro Homem-Aranha de Volta ao Lar foi um sucesso de bilheteria). Os atores, inclusive, estiveram no Brasil na última CCXP, para divulgar a estreia de Longe de Casa, que, entre as novidades, conta com a adesão de Jake Gyllenhaal, como o vilão Mysterio.

E falando em Jake, outro filme que promete é Velvet Buzzsaw, produção original Netflix. O thriller é um retorno da parceria do ator com a atriz Rene Russo e o diretor Dan Gilroy, cinco anos depois do elogiado “O Abutre”. Eu não disse que a Netflix esse ano estava vindo com tudo?

Cena de Velvet Buzzsaw, filme com Jake Gyllenhaal para a Netflix.

Além de todos os filmes citados, outros grandes filmes que com certeza contam com a nossa expectativa esse ano são:

Ad Astra, produção do prestigiado cineasta James Gray com produção da RT Features, comandada pelo brasileiro Rodrigo Teixeira (conhecido por filmes como A Bruxa e Me Chame Pelo Seu Nome), o filme é uma ficção científica estrelada por Tommy Lee Jones e Brad Pitt.

Em ficção científica, para 2019 também está marcado o retorno da veterana Claire Denis, com filme High Life (ainda sem nome no Brasil) que marca não só o retorno de sua parceria com a musa francesa Juliette Binoche, mas também sua estreia com o ator Robert Pattinson. O filme, que teve seu trailer divulgado recentemente, é uma produção A24, e promete ao público um trabalho denso, permeado de questões filosóficas, um retorno a forma extravagante e exigente (e sempre fascinante) da cineasta.

A A24 não quer fazer feio perante aos adversários, e também vai lançar Under The Silver Lake, um suspense que teve uma estreia conturbada em Cannes (literalmente dividindo a crítica) e é estrelado por Andrew Garfield, em uma trama labiríntica com ecos de David Lynch e O Grande Lebowski. Tem tudo para alimentar os fóruns com teorias e discussões. Outro suspense para aguardar é o de Jordan Peele, que retorna aos holofotes após o sucesso de Corra, com Nós, cujo trailer e data de lançamento (em março) já foram divulgados.

E quem também vem com tudo esse ano é Keanu Reeves, com o terceiro filme da saga De Volta ao Jogo, do lendário personagem John Wick. Depois dos eventos do segundo filme, ele se vê envolvido numa série de eventos, e vai precisar de ajuda para se manter vivo. O filme também teve seu trailer divulgado recentemente, e em meio a cores neons e coreografias alucinantes de ação, o que também chama a atenção são as novas adições ao elenco, que contam com Halle Berry e Lawrence Fishburne (primeira vez que ele e Keanu contracenam depois do fim da trilogia Matrix).

Por fim, em dezembro, Greta Gerwig retorna a cadeira da direção após o aclamado Lady Bird – Hora de Voar, para adaptação de Mulherzinhas, um dos romances mais aclamados da literatura mundial. O filme que em outras versões já teve em seu elenco nomes como Winona Ryder, volta às telas com um elenco de peso que conta com nomes como: Timothée Chalamet, Saoirse Ronan, Emma Watson, Meryl Streep, Louis Garrel e Laura Dern.

Outros lançamentos esperados por nossa equipe: As novas versões de O Rei Leão, Dumbo e Alladin. O novo projeto do cineasta espanhol Pedro Almodovar, Dolor Y Glória. A primeira super-heroína da Marvel nas telonas, Capitã Marvel. De Richard Linklater, Where’d You Go, Bernadette; a segunda parte de IT – A Coisa. Além da estreia de Wagner Moura na direção com a história do guerrilheiro Marighella no filme homônimo. Toy Story 4, entre outros.

Sejam animações, horror, suspense, ação, comédia, o que não vai faltar esse ano é filme. E aí? Faltou algum? Quais são os mais aguardados por vocês?



22 anos estudante de Ciências Sociais, cinéfilo apaixonado, leitor compulsivo, fascinado por Rock Alternativo (música em geral) e apreciador de cerveja barata. Descobri desde cedo o poder imersivo das artes na vida de uma pessoa, e desde então sigo nessa linha tênue entre prazer e compulsão. Fã de cinema alternativo, independente e dos grandes mestres do horror. Influência: de David Lynch a Godard, mas sem nunca se esquecer da simplicidade de uma boa comédia.