26
fev
2019
Restrospectiva GOT: 1ª Temporada
Categorias: Pipoca Seriados • Postado por: Ana Gambale
Faltando exatamente oito semanas para o retorno da série mais esperada de 2019 depois de dois anos sumida, o Pipoca Radioativa dá início ao Especial Game of Thrones, que nas próximas sete segundas-feiras trará o resumo de uma das temporadas pro pessoal que não tem tempo de reassistir, mas que já esqueceu tudo o que aconteceu (quem nunca, né). Então vem com a gente pra ficarem afiadíssimos no histórico da série da HBO em preparação pra aguardadíssima oitava e última temporada.

Epílogo

O episódio abre com três homens da Patrulha da Noite saindo de Castelo Negro em direção ao norte da muralha. Um dos três se depara com vários corpos mutilados e posicionados num formato circular. Quando ele traz os outros para ver, os corpos sumiram, e eles começam a ser perseguidos pelos Outros e dois deles são mortos na fuga, um deles por um Caminhante Branco com uma adaga de gelo e os olhos azuis acesos característicos. Essa é a cena de apresentação da série, após isso, os Caminhantes Brancos não voltam a aparecer na temporada. O patrulheiro que sobrou acaba sendo capturado e condenado em Winterfell e morrendo pelas mãos de Ned Stark.

Em Winterfell

Ned, Robb, Jon e Theon encontram 6 filhotes de lobos nos arredores de Winterfell e Jon o convence a dá-los de presente a cada um de seus filhos. Os Stark recebem a notícia da morte de Jon Arryn, mão do rei Robert Baratheon, e de que a família real está a caminho de Winterfell. Ao chegar na capital nortenha, o rei pede a Ned que vá com ele a King’s Landing para ser o novo mão do rei e, além disso, casar seu filho, Joffrey, o herdeiro do trono, e a filha de Ned, Sansa. Nessa mesma conversa, Ned e Robert conversam sobre Lyanna, irmã de Ned, que morreu nas mãos de Rhaegar Targaryen na guerra que quase extinguiu Targaryen e na qual Robert tomou o poder dos Sete Reinos.

Catelyn Stark recebe uma carta de sua irmã, Lysa Arryn, dizendo que seu marido, Jon Arryn, foi assassinado e ela acredita que o rei também está em perigo. Essa notícia convence Ned a aceitar a proposta de Robert. Jamie Lannister tenta matar o filho de Ned, Bran Stark, quando o menino o flagra num ato de incesto com sua irmã Cersei, mulher do rei. Bran fica em coma, o que obriga Catelyn a ficar em Winterfell cuidando de seu filho enquanto o resto de sua família, com exceção de Robb e Rickon, segue para a capital.

Benjen Stark, irmão de Ned que fez juramento para a Patrulha da Noite, chega em Winterfell, e Jon se mostra interessado em se juntar à Patrulha e voltar junto com seu tio para a Muralha. Ao se despedir de Arya, entrega a ela uma espada, a qual ela dá o nome de Agulha. Tyrion decide acompanhar Jon até a Muralha. Catelyn é atacada por um homem com uma faca tentando matar seu filho, mas é salva por seu lobo, Verão, que mata o assassino. Isso faz Catelyn pensar que o incidente de Bran não foi acidental e que os Lannisters estão envolvidos, e decide ir para King’s Landing avisar Ned. Quando Bran acorda, não pode mais andar, mas começa a sonhar com o corvo de três olhos. Um grupo de selvagens atacam Bran na floresta e Robb os mata, com exceção de uma, Osha, que fica em Winterfell como prisioneira e passa a auxiliar Bran. Robb recebe a notícia de seu pai foi acusado de traição e sai de Winterfell em direção à capital, para organizar uma guerra contra a coroa e conseguir sua família de volta.

Em Pentos

Viserys Targaryan, filho do antigo rei Aegon Targaryen planeja tomar o trono e restaurar o reinado da família. Para isso, ele oferece a mão de Daenerys, sua irmã, em casamento com Khal Drogo, rei dos Dothaki, para que ele possa usar seu exército e conquistar o trono de ferro. Eles então se casam, e Daenarys recebe a visita de Ser Jorah Mormont, cavaleiro exilado da Ilha dos Ursos, em seu casamento. Ela também ganha de presente três ovos de dragão petrificados e um cavalo de Khal Drogo.

Daenerys, sofrendo nas mãos do Khal por conta dos abusos, mas aprendendo sobre a cultura Dothraki e seu idioma, pede ajuda a uma das escravas a agradar o Khal. Assim, ela e o Drogo ficam mais próximos e formam uma conexão, que logo avança ao ser revelado que Daenerys está grávida. Dany também começa a se interessar por assuntos políticos. Dany passa por um ritual dos Dothraki para mulheres grávidas, que consiste em comer um coração cru de cavalo inteiro. O povo Dothraki começa a enaltecer Daenerys, o que irrita Viserys, e o leva a tentar roubar os ovos de dragão, porém é impedido por Jorah. Viserys então ameaça Daenerys na frente de todos. Khal Drogo então o mata com um banho de ouro derretido. Daenerys sofre uma tentativa de assassinato por um comerciante mandado pelo rei e Jorah a salva. Daenerys resgata os Lhazareen, povo que estava sendo atacado pelos Dothraki, entre eles, Mirri Mas Duur, que é considerada uma bruxa. Isso provoca um conflito entre os Dothraki e o Khal, e num duelo, Drogo é ferido. Daenerys pede a ajuda de Mirri Maz Duur, que tenta remediar, mas Drogo começa a piorar, ficando a beira da morte. Dany pede ajuda de novo, e Mirri Maz Duur diz que há um jeito, mas que só vida paga por outra vida. Ela pede então para trazer um cavalo e o decapita. Enquanto Mirri Maz Duur realiza o feitiço, Daenerys entra em trabalho de parto. Seu bebê nasce morto. Drogo volta à vida, mas sem vivacidade, e Dany se obriga a matá-lo. Ela arranja um ritual no qual o corpo do Khal é queimado. Nesse fogo também está os ovos de dragão e Mirri Mas Duur, condenada por Daenerys. A Khaleesi também entra no fogo, e sai intacta e com três dragões recém-nascidos.

Em King’s Landing

Na Capital dos Sete Reinos, onde a família Stark acaba de chegar, Arya faz amizade com o filho de um açougueiro e os dois praticam luta de espadas, quando chega Joffrey criando um conflito que termina em Nymeria atacando Joffrey, situação é levada para o rei, na qual Sansa é obrigada a mentir sobre os acontecimentos a fim de confirmar a história do filho do rei. Isso acarreta na execução do lobo de Sansa, Lady, já que Nymeria havia desaparecido. Depois do incidente, Ned permite que Arya faça aulas de espada com Syrio Forel. Após a visita de Catelyn, Ned começa a vasculhar as circunstâncias ao redor da morte de Jon Arryn, encontrando Gendry, o filho bastardo de Ned. O rei organiza um torneio onde o Cão e o Montanha, Gregor e Sandor Clegane, são apresentados. Ser Loras Tyrell e Renly Baratheon também estão presentes. Robert diz que Daenerys é uma ameaça por possuir um exército Dothraki e diz que ela tem de morrer. Ned aconselha contra. Jamie descobre que Catelyn aprisionou Tyrion e ataca Ned. Robert é atacado por um animal numa caçada e volta muito ferido para o castelo. Varys insinua que o que aconteceu não foi acidental, ao perguntar sobre o vinho que o rei consumia. Ned planeja voltar a Winterfell após o ataque de Jamie e o acidente de Robert, já que o rei está prestes a morrer. Renly propõe a Ned que o ajude a tomar o poder para que Joffrey ou Stannis não clamem o trono mas ele recusa. Robert assina um documento que nomeia a mão do rei como regente do trono na ausência do rei até que seu filho mais velho atinja a idade ideal. Robert morre e Joffrey se senta no trono de ferro. Ned então apresenta o documento assinado por Robert, que é rasgado por Cersei, enquanto Joffrey acusa Stark de conspirar contra o novo rei e aplicar um golpe. Ned é encarcerado e um turbulência começa no castelo, por meio da qual Arya foge enquanto seu professor luta contra os guardas da família Lannister. Cersei aposenta Ser Barristan Selmy da Guarda Real. Sansa implora a Joffrey para que livre seu pai da acusação de traição Joffrey concorda, mas diz que Ned terá que confessar os crimes pelos quais é acusado e reconhecê-lo como rei. Ned é levado a público e faz sua confissão, mas Joffrey quebra a sua promessa a Sansa e executa Ned Stark. Sansa e Arya presenciam tudo. Yoren corta o cabelo de Arya e a instrui a seguir seu caminho em meio ao povo comum, se fazendo passar por um menino. Ela segue seus conselhos e encontra Gendry.

No Vale

Catelyn parte de King’s Landing em busca de Tyrion, quem ela acredita ter mandado matar seu filho Bran e, quando cruza com ele, o captura e o leva em direção ao Vale de Arryn, onde mora sua irmã, para conceder a Tyrion sua sentença. Lá, Tyrion é preso nas Celas do Céu e depois que pede julgamento por combate, para o qual Bronn se voluntaria, Tyrion é libertado. Catelyn fica sabendo da prisão de Ned e pede ajuda à sua irmã Lysa, que se recusa a enviar homens para longe do Vale. Tyrion segue com Bronn e é atacado pelos Corvos de Pedra, mas os convence de que se juntem a ele ao encontro de Tywin Lannister para pagá-los em troca de sua sobrevivência. Robb chega ao Tridente, e encontra a Casa Frey em seu caminho. Ele então vai até Walder Frey pedir passagem e acaba prometendo casamento a uma de suas filhas e o de Arya com um dos seus filhos. Tyrion conhece Shae. Robb chega até o exército de Tywin e captura Jamie Lannister e o mantém como refém. Tywin envia Tyrion para King’s Landing para servir como Mão do Rei.

Na Muralha

Na muralha, Jon Snow se mostra o melhor guerreiro. Sam chega na muralha. Tyrion segue em direção ao sul. O cavalo de Benjen Stark chega na muralha sozinho. Jon acredita de seu tio está em perigo. Jon faz seu juramento à Patrulha da Noite, e é nomeado intendente, quando acreditava que seria nomeado patrulheiro, e se sente injustiçado. Jon recebe a notícia dos conflitos em King’s Landing e se preocupa por sua família. O Lorde Comandante é atacado por um Outro e Jon, junto com Fantasma, o salva. O Lorde Comandante dá de presente a Jon uma espada de aço Valiriano. Jon tenta fugir da Patrulha da Noite quando descobre sobre a morte de seu pai, mas seus amigos o convencem a voltar. O Lorde Comandante anuncia que a Patrulha vai partir em direção à Para Lá da Muralha a fim de encontrar Benjen Stark e coletar informações sobre os White Walker.



Maratoneira oficial. Doida das séries e dos musicais. Apaixonada por Disney e apreciadora do terror fantástico. Tudo o que me fizer sair das leis da realidade eu to aceitando. Estudo cinema 7 dias por semana. Ainda há de chegar o dia que terei criatividade com palavras.