07
maio
2019
7 Personagens que foram interpretados por diversos atores
Categorias: Listas Radioativas • Postado por: David Ehrlich

Alguns personagens do cinema e da TV são tão icônicos que transcendem os atores que os interpretam. Em certos casos, como nas franquias James Bond e Doctor Who, muito da graça dos personagens está justamente nas diferentes interpretações que diferentes atores dão a eles ao longo dos anos – e os debates resultantes entre fãs quanto a qual é o melhor. A seguir, foi feita uma seleção de alguns casos assim. Alguns desses personagens já foram interpretados literalmente por centenas de atores. Outros foram interpretados por mais de um ator ao mesmo tempo. Que as discussões por favoritos comecem!

Sherlock Holmes

Com mais de 250 aparições nos palcos e nas telas, Sherlock Holmes é o personagem literário mais adaptado de todos os tempos. A lista de grandes atores que o interpretaram parece não ter fim. Apenas no cinema, desde o ano de 1900 mais de 70 atores já encarnaram o personagem, entre eles William Gillette, John Barrymore, Carlyle Blackwell, Clive Brook, Basil Rathbone, Peter Cushing, Christopher Lee, e por aí vai, o mais recente tendo sido Will Ferrell em Holmes e Watson (2018). Além de em inglês, o detetive já apareceu em filmes e séries em alemão, italiano, russo, japonês, espanhol e até português, no filme O Xangô de Baker Street (2001), em que é interpretado por Joaquim de Almeida.

Bruce Wayne/Batman

O primeiro a interpretar o Batman nas telas foi Lewis Wilson, em um cinesseriado dos anos 40. Após um segundo cinesseriado com Robert Lowery e a famosa série televisiva com Adam West, o super-herói teve seu primeiro longa-metragem em 1989, com Michael Keaton no papel principal. Ele foi seguido nos cinemas por Val Kilmer, George Clooney, Christian Bale e Ben Affleck, e Dante Pereira-Olson interpretará uma versão jovem dele em Coringa. Paralelamente, o personagem seguiu aparecendo na TV: Em Gotham (2014-19) Bruce Wayne é interpretado por David Mazouz, e ele aparecerá na segunda temporada de Titans na pele de Iain Glen. E isso sem contar os vários atores que já lhe deram voz em animações.

Clark Kent/Super-Homem

Poucos personagens de quadrinhos foram interpretados por tantos atores quanto Super-Homem, um dos primeiros super-heróis modernos. Começando por Kirk Alyn no cinesseriado de 1948, passando pela série de TV com George Reeves, os filmes com Christopher Reeve, Dean Cain na série Lois & Clark (1993-97), Brandon Routh em Superman: O Retorno (2006), até finalmente chegar em Henry Cavill no Universo Expandido DC nos cinemas e em Tyler Hoechlin nas séries televisivas do Arrowverse. Isso sem contar com as séries Superboy (1988-92) e Smallville (2001-11), que retrataram Clark Kent quando jovem – na primeira sendo interpretado por John Haymes Newton e Gerard Christopher, e na segunda por Tom Welling.

Peter Parker/Homem-Aranha

O primeiro ator a interpretar Peter Parker foi Nicholas Hammond, no seriado The Amazing Spider-Man (1977-79) – isso se desconsiderarmos a infame série japonesa do Homem-Aranha feita na mesma época, que desconsidera todo o cânone dos quadrinhos. Depois disso, o super-herói só voltaria a ter uma produção live-action com o filme Homem-Aranha (2002), estrelando Tobey Maguire. Maguire estrelaria em mais dois filmes antes da Sony decidir recomeçar a franquia do zero com O Espetacular Homem-Aranha (2012), dessa vez com Andrew Garfield no papel principal. Em 2015, a Marvel recuperou os direitos ao personagem e o inseriu dentro de seu universo cinematográfico, interpretado agora por Tom Holland.

Sarah Connor

A tímida donzela em perigo que se transforma em uma guerreira durona determinada a garantir a salvação da humanidade no futuro foi interpretada brilhantemente por Linda Hamilton nos dois primeiros filmes da franquia Exterminador do Futuro (1984 e 1991). Para a série The Sarah Connor Chronicles (2008-09), ela foi substituída por Lena Headey, decisão que gerou controvérsia de início pela falta de semelhança entre as duas atrizes. Mais tarde, em O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015), houve nova substituição, e Sarah Connor foi dessa vez interpretada por Emilia Clarke, com Willa Taylor interpretando a personagem quando criança. Hamilton retornará este ano ao papel em Destino Sombrio.

Hannibal Lecter

Originário dos livros de suspense de Thomas Harris, o famoso psiquiatra e serial killer canibal foi interpretado pela primeira vez por Brian Cox em Caçador de Assassinos (1986). Em 1991, ele foi substituído por Anthony Hopkins em O Silêncio dos Inocentes. Hopkins ganhou o Oscar de Melhor Ator pelo papel, e mais tarde o reprisou em Hannibal (2001) e Dragão Vermelho (2002). Para a prequela Hannibal – a Origem do Mal (2007), Lecter foi interpretado tanto por Aaran Thomas (quando criança) quanto por Gaspard Ulliel (quando jovem). Na premiada série de TV Hannibal (2012-15), o personagem-título foi interpretado por Mads Mikkelsen, que recebeu os prêmios Saturn e IGN pela sua atuação.

Pietro Maximoff/Mercúrio

Embora tenha sido interpretado por só dois atores – Evan Peters e Aaron Taylor-Johnson -, este é um caso curioso por ambos os atores o terem interpretado ao mesmo tempo, em duas franquias diferentes: Os X-Men da Fox e o Universo Cinematográfico Marvel da Disney. O motivo disso é que Mercúrio, embora seja um mutante (logo, pertencente aos X-Men), nos quadrinhos é mais associado aos Vingadores (pertencentes ao MCU). Um acordo entre os dois estúdios permitiu que entre 2014 e 2015 o herói aparecesse simultaneamente em filmes dos X-Men (interpretado por Peters) e dos Vingadores (Taylor-Johnson). Com a aquisição da Fox pela Disney, esta possui agora todos os direitos sobre o personagem.



Jornalista de 23 anos, cinéfilo confesso desde cedo, viciado em animes e apaixonado por todo tipo de narrativa visual, estando inclusive a fazer pós-graduação na área. Da fantasia ao documentário, se puder ser assistido é bem vindo. Sempre a explorar novas formas de fazer crítica.