09
fev
2020
Crítica: “Ford vs Ferrari”
Categorias: Críticas, Maratona Oscar 2020 • Postado por: Rafaela Gil Ribeiro

Ford v Ferrari

James Mangold, 2020
Roteiro: James Mangold, Jez Butterworth, Jason Keller e John-Henry Butterworth
20th Century Fox

3.5

Com quatro indicações ao Oscar, Ford v Ferrari se tornou o primeiro filme com temática sobre automobilismo a concorrer na categoria principal da premiação mais prestigiada do cinema.

Estrelado por Matt Damon e Christian Bale, o filme dirigido por James Mangold, conta a história da relação do piloto Ken Miles (Bale) e do projetista Carroll Shelby (Damon) que trabalharam juntos na construção de um carro Ford para a corrida das 24 horas de Le Mans em 1966. Disputada anualmente até os dias de hoje, Le Mans é uma uma das disputas automobilísticas mais tradicionais do mundo e exige muita resistência dos pilotos.

A primeira impressão quando se ouve falar de Ford v Ferrari, é que se tratará apenas de mais um filme sobre corridas com aspectos biográficos. Mas somos surpreendidos. A parte técnica é muito bem executada, até além do esperado para um filme do gênero. A mixagem e a edição de som chamam bastante a atenção e garantem boas cenas de ação. O filme também foi premiado pelo Sindicato de Editores de Som de Hollywood e é um dos favoritos nas categorias técnicas do Oscar. Vale também ressaltar a fotografia, que apresenta ao telespectador ângulos bastante interessantes das cenas de corridas.

Além de sua boa execução técnica, a atuação dos dois protagonistas funciona muito bem. Christian Bale está ótimo e, assim como em seus outros papéis, é visível a sua entrega para viver o papel de Ken Miles. Matt Damon chega a ser ofuscado por Bale em alguns diálogos, mas Carroll Shelby é uma das performances mais sólidas de sua carreira nos últimos anos.

O filme não nos apresenta apenas a história sobre a competitividade da Ford e da Ferrari nos anos 60. Os negócios por trás do esporte chegam a ser ironizados pelo roteiro, que deixa claro que a ética, a paixão pelo esporte e o espírito de equipe deveriam ser mais importantes que os caprichos do mundo corporativo.

Ford v Ferrari conquista pela forma interessante que apresenta os bastidores de uma das corridas automobilísticas mais importantes da história. O filme desenvolve a relação entre duas figuras relevantes para a cena do automobilismo mundial de forma bastante humana e nos faz refletir sobre questões morais e éticas dentro do mundo dos esportes.



Libriana, formada em relações públicas e mestranda em Comunicação. Adora comentar sobre filmes e mais ainda sobre seriados!