04
jul
2016
Abbas Kiarostami, principal nome do cinema iraniano, morre aos 76 anos!
Categorias: Notícias • Postado por: Victor Hugo

Um dos principais nomes do cinema iraniano, Abbas Kiarostami, morreu nesta segunda-feira, aos 76 anos, devido a um câncer. O cineasta ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1997, com o longa Gosto de Cereja, e o Leão de Ouro no Festival de Veneza em 1999, com O Vento nos Levará.

abbas

O diretor foi diagnosticado com câncer gastrointestinal em março e estava em Paris para um tratamento. No mês passado, Kiarostami passou por uma sequência de cirurgias, segundo a agência de notícias oficial do Irã, a ISNA.

Radicado na França desde 2010, o diretor costumava se deslocar com frequência para o local, onde conseguia produzir seus filmes longe das restrições do regime xiita de seu país de origem. Seus filmes se destacaram pela visão realista que o cineasta imprimia à sociedade iraniana.

Kiarostami foi indicado quatro vezes no Festival de Cannes com os longas Através das Oliveiras (1994), Dez (2002), Cópia Fiel (2010) e Um Alguém Apaixonado (1999). Além de diretor, Kiarostami também foi poeta, roteirista, produtor, fotógrafo e escritor.

Fonte: The Guardian



Lorde Vampírico e Geográfico das trevas, ex-ditador dessa pocilga, aspirante a escritor e a web-designer, twilighter, beatlemaniaco, parawhore, narniano e, é claro, cinéfilo. Hoje me resumo à vice-presidente do site. Amém irmãos? Amém.