26
abr
2020
[ATUALIZADO] Pandemia: Saiba quais foram as estreias adiadas no cinema
Categorias: Notícias • Postado por: Rafael Hires

É, meus caros. Já podemos dizer que o desinfeliz do Smoo (a partir deste post, eu vou usar a palavra Smoo pra evitar de tomar restrições causadas pela pandemia que estamos vivendo. Para saber melhor o porque da palavra Smoo, eu explico rapidamente: durante a série Família Dinossauro, Baby aprende um palavrão e isso é tratado como tabu, do tipo o que pode/não pode ser falado. E os americanos adotaram esse termo pra falar de algo polêmico sem explicitar) mudou todo o nosso jeito de viver (não, não tem nada a ver com Pokémon). Não é possível sair de casa, já que o risco de contaminação é alto, o índice de mortalidade também, entre outros fatores.

E neste post, hoje eu vou discutir com vocês quais filmes foram adiados, quais filmes estão marcados para não estrear no cinema e ir direto para o VOD, como os serviços de streaming estão lidando com essa demanda alta, quem está oferecendo gratuidade e por quanto tempo, como os canais de TV aberta mudaram sua programação para falar sobre o Smoo e falar um pouco sobre o adiamento das Olimpiadas, pela primeira vez sendo causada por uma doença.

Filmes com estreias adiados pelo Smoo

O calendário do cinema é algo muito intrincado, não apenas no Brasil. Lá fora, tudo é planejado com meses, até anos de antecedência e um dos estúdios mais prejudicados é a Marvel. Kevin Feige deve tá até agora tomando comprimidos para não dormir, tentando arranjar as melhores soluções para evitar que o UCM se quebre e a narrativa e a coesão não fiquem fragmentadas.

Mas claro, esse assunto não se restringe apenas aos grandes blockbusters. Vários filmes menores também estão sofrendo desse mesmo mal. E aqui, vai uma breve lista dos filmes adiados até o presente momento:

007 – Sem Tempo (irmão) para Morrer

Nos tempos difíceis, é necessário piada. Esse foi o primeiro da lista dos longas do ano adiados. Assim que 70 mil cinemas na China foram fechados, a produção logo anunciou seu adiamento.

Data de estreia prevista: 25 de novembro de 2019

Pedro Coelho 2: O Fugitivo

A Sony adiou o lançamento de Pedro Coelho 2: O Fugitivo. Antes marcado para este mês, o longa estrearia em 7 de agosto, agora, foi para 15 de janeiro de 2021.

Um Lugar Silencioso – Parte 2

Um dos maiores adiamentos recentes foi de Um Lugar Silencioso 2. O longa chegaria aos cinemas brasileiras nessa semana, mas foi adiado para 3 de setembro.

Velozes e Furiosos 9

Nem pra essa tchurminha teve trégua. Esse foi o mais impressionante. Apesar do desejo de Vin Diesel, Velozes e Furiosos 9 realmente foi adiado em 1 ano. O lançamento agora será em 2 de abril de 2021.

A Menina que Matou os Pais / O Menino que Matou Meus Pais

Até o Brasil se ferrou nessa. A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais, filmes sobre o caso Von Richthofen, tiveram o lançamento adiado por causa do surto. Novas datas serão anunciadas futuramente.

The Lovebirds

Com Kumail Nanjiani e Issa Rae, a comédia The Lovebirds também teve seu lançamento adiado. Ainda não há previsão de quando será a estreia.

Mulan

Até tu, Brutus? A Disney adiou o lançamento de Mulan por conta do smoo. Segundo o Hollywood Reporter, o estúdio pretende lançar a produção ainda este ano, mas uma data certa ainda não foi divulgada. Mas esse panorama sofreu uma brusca mudança com um anúncio bombástico da Casa Mouse, que apresentou as novas datas de seus longas-metragens.

Lançamento: 24 de julho de 2020

Segue a lista dos filmes da empresa adiados:

  • Jungle Cruise: 30 de julho de 2021
  • Free Guy: Assumindo o Controle: 11 de dezembro de 2020
  • Bob’s Burgers: 09 de abril de 2021
  • Indiana Jones 5: 29 de julho de 2022

Os Novos Mutantes

Esse já virou zoeira. Os Novos Mutantes, filme de terror dos X-Men, foi adiado novamente por conta da pandemia do smoo (já é a quarta vez). A informação foi revelada por Borys Kit, jornalista do Hollywood Repórter.

Trolls 2

Em comunicado, a distribuidora afirmou:

“Em função do cenário de acontecimentos globais e em respeito aos fãs, a Universal Pictures anuncia que Trolls 2 (Trolls World Tour) não será mais lançado em 9 de abril”.

Agora, o longa deve chegar aos cinemas em 8 de outubro, porém estuda-se a possibilidade de coloca-lo em streaming.

Viúva Negra

A Marvel Studios segurou a estreia de Viúva Negra mais do que os demais estúdios, mas não teve jeito. O filme era previsto para 30 de abril, mas foi adiado e ainda não tem nova data para chegar aos cinemas. Não tá sendo fácil, né, Natasha? Só com vodka pra esquecer!

Em decorrência à pandemia, a Marvel adiou todos os seus lançamentos nos cinemas.Viúva Negra agora estreia em 6 de novembro.

Segue a lista dos títulos Marvel Studios adiados:

  • Os Eternos: 12 de fevereiro de 2021
  • Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis: 7 de maio de 2021
  • Thor: Amor e Trovão: 28 de fevereiro de 2022
  • Pantera Negra 2: 8 de maio de 2022
  • Capitã Marvel 2: 8 de julho de 2022

A Escolhida

Com estreia marcada para 24 de abril,  A Escolhida, deixou o calendário de lançamentos da Lionsgate. O estúdio estudará, após o pico da pandemia, uma nova estratégia para o lançamento, que levará em consideração também a velocidade em que as salas de cinema, que têm fechado no mundo todo por causa do smoo, voltarão ao seu funcionamento normal.

Run

Com estreia marcada para 8 de maio, Run deixou o calendário de lançamentos da Lionsgate. O estúdio estudará, após o pico da pandemia, uma nova estratégia para o lançamento, que levará em consideração também a velocidade em que as salas de cinema, que têm fechado no mundo todo por causa do smoo, voltarão ao seu funcionamento normal.

Espiral: O Legado de Jogos Mortais

Com estreia marcada para 15 de maio, Espiral: O Legado de Jogos Mortais deixou o calendário de lançamentos da Lionsgate. O estúdio estudará, após o pico da pandemia, uma nova estratégia para o lançamento, que levará em consideração também a velocidade em que as salas de cinema, que têm fechado no mundo todo por causa do smoo, voltarão ao seu funcionamento normal. Esperemos que o filme não seja uma espiral de merda.

Minions 2: A Origem de Gru

A estreia de Minions 2: A Origem de Gru foi adiada por causa da pandemia. A sequência, que estava marcada para chegar aos cinemas em julho, já não tem mais previsão de lançamento. A indeterminação se deve ao fato de que a Illumination Animation precisou fechar seus estúdios na França, atendendo as orientações do governo do país. Deste modo, a animação não ficará pronta a tempo da data original de estreia. Como os minions diriam:

Ba-ba-ba-ba-ba-ba-ca

Ba-ba-ba-ba-ba-ba-ca

Babaca-ah-ah

Vírus mala-ah-ah

Após ter sido adiada, a Universal divulgou a nova data de estreia da animação. A sequência será lançada no dia 2 de julho de 2021.

Mulher-Maravilha 1984

Por conta da pandemia, Mulher-Maravilha 1984 teve estreia adiada para 14 de agosto nos EUA. Antes, o filme estrelado por Gal Gadot estava marcado para 26 de junho. Foge, foge, Mulher Maravilha, foge, foge do smoo.

Scooby! O Filme

A animação Scooby!, novo filme do Scooby-Doo, chegaria aos cinemas em 15 de maio e foi adiado por tempo indeterminado. Scooby, esse vírus destruiu a gente, meu filho.

Malignant

Malignant, thriller dirigido por James Wan que chegaria aos cinemas em 14 de agosto, também foi adiado por tempo indeterminado pela Warner.

Morbius

Falando em monstrinho sisudo, o Vampiro Vivo vai de ter esperar um pouco mais para mostrar suas presas. Já estamos na torcida pra que Jared Leto tenha se encontrado como ator. O filme sobre o vilão do Homem-Aranha  antes estava com data marcada para 31 de julho e agora será lançado em 18 de março de 2021. Nem o seu compadre Venom escapou de ser adiado, agora o filme do simbionte estreará em 1º de outubro de 2020.

Monster Hunter

Nem os gamers tão com sorte. A Sony Pictures do Brasil divulgou a data de estreia de Monster Hunter, longa baseado no fenômeno global dos video-games que conta com a direção de Paul W.S. Anderson.

O filme chega aos cinemas nacionais dia 3 de Setembro, um dia antes da estreia nos EUA. Sem muitas surpresas, a adaptação estrelada por Milla Jovovich, terá baixa classificação etária (PG-13). O longa foi classificado pelo MPAA por “sequências de ação com criaturas e violência”.

Caça-Fantasmas: Mais Além

A sequência da série Caça-Fantasmas, dirigida por Jason Reitman, mudou de 10 de julho de 2020 para 5 de março de 2021. Além desse adiamento, a Sony divulgou na última terça, 1º de abril, que vários outros filmes receberiam adiamento. Confira a lista:

  • Projeto Sony/Marvel – 1 de outubro de 2020
  • Super Conectados – 8 de outubro de 2020
  • Fatherhood – 29 de outubro de 2020
  • Happiest Season – 14 de janeiro de 2021
  • Projeto Cinderella – 4 de fevereiro de 2021
  • Vivo – 15 de abril de 2021
  • Projeto Sony/Marvel – 15 de julho de 2021
  • Sequência Sony Animation – 6 de janeiro de 2022

Blue Story

Outro filme adiado pela Paramount é Blue Story, que seria lançado no dia 20 de março. O longa foi dirigido por Onwubolu, e retrata a história de dois amigos que se tornam rivais ao entrarem em gangues.

Swipe Night

A série original do Tinder, Swipe Night, também teve estreia adiada. A produção se passaria em um mundo pós-apocalíptico, e seria interativa, possibilitando aos espectadores decidirem o que acontece na história. Contudo, a situação de saúde atual é delicada, e a companhia decidiu não compartilhar a trama com o público.

“O tema apocalíptico da série pode ser sensível para algumas pessoas, principalmente por elas estarem vivendo eventos angustiantes. Não é o momento certo para lançar”, disse um representante do Tinder.

Top Gun: Maverick

Top Gun: Maverick, novo filme da franquia estrelada por Tom Cruise, teve sua estreia adiada. O longa, que deveria chegar aos cinemas em 24 de junho, ganhou nova data para 23 de dezembro.

A Lenda de Candyman

A Lenda de Candyman, filme dirigido por Nia DaCosta e produzido por Jordan Peele, também foi adiado. O remake do longa de 1992 chegaria aos cinemas em 11 de junho, e agora tem estreia marcada para 25 de setembro.

The French Dispatch

The French Dispatch, o novo filme do diretor Wes Anderson, faria sua estreia nos cinemas norte-americanos em 24 de julho, mas foi adiado para 16 de outubro por causa do smoo. O longa ainda não tem data para chegar ao Brasil.

Bob Esponja – O Incrível Resgate

A Paramount Pictures anunciou hoje que Bob Esponja – O Incrível Resgate foi adiado em meio à pandemia.

Entretanto, o longa teve sua data de lançamento mudada em poucos: anteriormente previsto para 31 de julho, o filme agora chega às telonas em 07 de agosto de 2020.

Soul – Uma Jornada Além do Que se Vê

A Pixar anunciou hoje que sua mais nova animação, Soul, também sofreu com as consequências da pandemia do novo coronavírus e foi adiada para o final do ano.

Anteriormente prevista para chegar aos cinemas em 19 de junho, o longa agora será lançado em 20 de novembro de 2020.

Raya e o Último Dragão

A nova animação da Disney, Raya e o Último Dragão, foi adiada em virtude da pandemia. A informação foi compartilhada pelo próprio estúdio, por meio de sua conta oficial do Instagram.

A produção agora chegará aos cinemas apenas em 2021, no dia 12 de março.

Infinite

Infinite, ficção adaptada do romance The Reincarnations Papers, de D. Eric Maikranz, teve sua estreia adiada para 2021.

O filme seria lançado em 7 de Agosto, mas a Paramount decidiu reagendá-lo para 28 de maio de 2021.

Artemis Fowl – O Mundo Secreto

A Walt Disney Studios divulgou um novo trailer oficial de Artemis Fowl: O Mundo Secreto, adaptação dos romances homônimos cuja estreia havia sido cancelada devido à pandemia.

O vídeo anuncia o novo dia de lançamento da produção no Disney+: 12 de junho.

[Atualização 26/04/2020]

Respect

A MGM anunciou que a cinebiografia ‘Respect’, que traz Jennifer Hudson como a lendária rainha do soul Aretha Franklin, teve sua estreia adiada em dois meses.

O estúdio resolveu mudar a data de lançamento para permitir que o longa tivesse uma chance melhor no circuito de premiações. Anteriormente programado para outubro, a biopic agora chega às telonas em 25 de dezembro de 2020.

Eu Conheço a Verdade (I Know This Much is True)

A nova minissérie da HBO, estrelada por Mark Ruffalo e intitulada Eu Conheço a Verdade, foi adiada em duas semanas.

Segundo um comunicado de imprensa oficial, a estreia da produção mudou do dia 27 de abril para domingo, 10 de maio.

Familia Soprano: Newark

A pré-sequência de Família Soprano teve sua data de estreia adiada pela Warner Bros.

Intitulada Família Soprano: Newark (The Many Saints of Newark), a produção teve seu lançamento adiado de 25 de Setembro de 2020 para 12 de Março de 2021.

NOS4A2

Inicialmente prevista para ser lançada no dia 1º de junho, a estreia da 2ª temporada de série de terror ‘NOS4A2‘, baseada no romance homônimo de Joe Hill, foi adiada em três semanas.

Agora, o novo ano irá estrear apenas no dia 21 de junho.

Em um Bairro de Nova York

A Warner Bros. divulgou a data oficial de lançamento de Em um Bairro de Nova York, adaptação da peça In the Heights, de Lin-Manuel Miranda.

Anteriormente programada para estrear em 26 de junho de 2020, o longa agora chega aos cinemas em 18 de junho de 2021.

Sem Remorso

A Paramount Pictures anunciou que a estreia de ‘Sem Remorso’, adaptação do livro homônimo de Tom Clancy estrelado por Michael B. Jordan, foi adiada em duas semanas.

Em vez de chegar aos cinemas em 18 de setembro, o filme será lançado em 02 de outubro de 2020.

Escape Room 2

Esse já virou bagunça. Após adiar a data de estreia três vezes, a Sony Pictures postergou novamente o lançamento da sequência Escape Room 2 nos cinemas. Por causa do surto, várias produções tiveram que ter suas estreias reorganizadas. Agora, o terror será lançado no dia 1º de janeiro nos EUA.

Ainda não se sabe, no entanto, se a data de estreia no Brasil – programada para o dia 7 de Janeiro de 2021 – se manterá. Taylor Russell e Logan Miller retornam.

O elenco ainda conta com Isabelle Fuhrman, Holland Roden, Indya Moore, Thomas Cocquerel e Carlito Olivero.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Por conta do surto, a Marvel teve que reorganizar o calendário dos seus futuros lançamentos. Originalmente prevista para 2021, a sequência Doutor Estranho no Multiverso da Loucura será lançada apenas em 2022.

Atualmente, o longa estreia oficialmente no dia 5 de março de 2022.

Filmagens adiadas pelo Smoo

Falcão e o Soldado Invernal

Série da Marvel no Disney+, Falcão e o Soldado Invernal teve suas gravações em Praga, na República Tcheca, adiadas. Agora a produção foi realocada para Atlanta, nos EUA, onde a série concentra a maior parte de seus trabalhos.

Riverdale

Riverdale teve sua produção pausada após um membro da equipe ter entrado em contato com um paciente com o smoo. O funcionário está passando por exames médicos e a medida foi tomada por extrema segurança.

Carnival Row

Protagonizada por Orlando Bloom e Cara Delevigne, a 2ª temporada teve sua produção paralisada em Praga, da República Tcheca.

The Morning Show

Outra série que colocou sua produção em hiato é The Morning Show, de Jennifer Aniston e Reese Witherspoon. A produção é da Apple TV+.

Grey’s Anatomy

Após gravar 21 dos 25 episódios encomendados pela emissora ABC, Grey’s Anatomy teve a produção de sua 16ª temporada interrompida por “cuidado abundante” por parte dos produtores.

Em carta assinada pela showrunner Krista Vernoff, pela diretora e produtora-executiva Debbie Allen e pelo produtor James Williams, foi informado que o tempo mínimo de paralização da série será de duas semanas, período aconselhado pela prefeitura de Los Angeles.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

As filmagens de Shang-Chi foram suspensas após o diretor Destin Daniel Cretton decidir fazer o teste do smoo por precaução, já que, embora não apresente sintomas, ele acaba de ser pai. Por recomendação médica, ele está em isolamento, aguardando os resultados. Assim, as gravações principais foram temporariamente paralisadas, mas a segunda unidade de produção e outros departamentos envolvidos no longa seguem trabalhando.

Supergirl

Em comunicados divulgados para a imprensa, a Warner Television e a WarnerMedia confirmaram que estavam interrompendo a produção de diversas de suas séries e pilotos já em gravação, além de adiar o início dos trabalhos em programas que estavam marcados para começar em breve, o mesmo valendo para Batwoman, Jovem Sheldon, Claws, Queen Sugar, Pennyworth, The Flight Attendant, All Rise, God Friended Me, Euphoria, The Rightous Gemstones, Snowpiercer, Lucifer e The Flash.

Supernatural

Em comunicados divulgados para a imprensa, a Warner Television e a WarnerMedia confirmaram que estavam interrompendo a produção de diversas de suas séries e pilotos já em gravação, além de adiar o início dos trabalhos em programas que estavam marcados para começar em breve.

No anúncio, o estúdio informou que não há nenhum caso de contaminação do COVID-19 em nenhum membro de seus elencos e equipes e disse que seguirá as orientações de autoridades de saúde dos locais das gravações para proteger seus funcionários – confira o comunicado completo da Warner abaixo:

“Com o cenário dinâmico de eventos relacionados ao COVID-19, e por uma abundância de cuidado, a Warner Bros. Television Group está paralisando algumas das produções dos nossos mais de 70 programas e pilotos já em gravação ou prestes a serem filmados. Não há nenhum caso confirmado em nenhuma de nossas produções, mas a saúde e segurança de nossos funcionários, elencos e equipes são nossa principal prioridade. Durante esse tempo, seguiremos prestando atenção nas orientações dos Centros de Controle de Doenças, assim como as autoridades locais e de profissionais de saúde pública em cada cidade que nossas gravações acontecem”

Stranger Things 4

A Netflix suspendeu por tempo indeterminado as gravações de todas as suas produções filmadas no Canadá e nos Estados Unidos, afetando assim a quarta temporada de Stranger Things.

The Walking Dead

The Walking Dead foi adiado em pelo menos três semanas pela AMC. A série original ainda estava em fase de pré-produção e contará com seus roteiristas trabalhando remotamente.

Fear The Walking Dead

Fear The Walking Dead foi adiada em pelo menos três semanas pela AMC. Fear adiantou o hiato nas gravações previsto para a semana do dia 20 de março e a produção deve ser retomada em 13 de abril.

Jurassic WorldDominação

Terceiro filme da franquia Jurassic WorldDominion teve suas filmagens interrompidas, assim como todos os outros filmes live-action produzidos pela Universal. Por enquanto, o hiato das filmagens não tem data para acabar.

The Batman

Em comunicado, a Warner informou que The Batman, nova adaptação cinematográfica das aventuras do Cavaleiro das Trevas, entrará em hiato por duas semanas por medidas de segurança. O filme, que está sendo rodado no Reino Unido, estava programado para filmar cenas em Liverpool antes a partir desta semana. De acordo com o estúdio, nenhum membro da equipe ou elenco foi contaminado.

Red Notice

Filme da Netflix estrelado por Dwayne Johnson, Gal Gadot e Ryan Reynolds, Red Notice está entre as várias produções da plataforma na América do Norte a serem paralisadas por conta da pandemia do COVID-19. Protagonista do filme, The Rock decidiu passar a notícia pessoalmente para a equipe do longa, reforçando que a saúde e segurança de todos era a principal prioridade da companhia. Inicialmente, a interrupção deve durar duas semanas.

The Handmaid’s Tale

A nova leva de episódios de The Handmaid’s Tale marcaria a estreia da atriz Elizabeth Moss, estrela da série, como diretora. Para evitar o contágio do smoo, porém a MGM Television, que produz a série da Hulu, ordenou que todas as suas séries também foss

The Witcher

Pouco tempo depois do pronunciamento da Netflix sobre Red Notice, foi a vez de The Witcher ter suas gravações oficialmente interrompidas. A série estrelada por Henry Cavill trabalhava em sua segunda temporada quando foi paralisada, inicialmente, por duas semanas. Não há informações se o adiamento irá afetar a data de lançamento, prevista para 2021.

O Senhor dos Anéis

As gravações da 1ª temporada da série baseada em O Senhor dos Anéis que acontecia na Nova Zelândia foi adiada. De acordo com comunicado oficial, a produção ainda não tem data para ser retomada.

Amor de Mãe

A Rede Globo anunciou o adiamento da gravação de suas novelas Amor de Mãe Salve-se quem Puder.

Especial de Friends

Seguindo as orientações do governo da Califórnia, a Warner adiou a gravação do especial não roteirizado que reunirá os criadores e os protagonistas de Friends. O elenco deve se reencontrar para filmar a reunião em maio, o que não deve alterar a data de lançamento do programa, previsto para o mesmo mês na plataforma de streaming HBO Max.

Loki

De acordo com o Comicbook,  a Marvel Studios pausou a produção da série Loki por causa do surto de Coronavírus. Confira:

Eu tenho notícias ruins sobre duas séries, mas não posso confirmar até amanhã com uma segunda pessoa.. Não deveria ter checado minhas mensagens tão tarde. Me contaram que Loki e Stranger Things estão pausando. Eu não posso confirmar até amanhã, quando falar com a produção

WandaVision

Uma reportagem da Variety confirmou que as três séries da Marvel em produção no momento estão suspendidas. São elas Falcão e Soldado Invernal, Loki e WandaVision.

Mas a inclusão de WandaVision é bem curiosa. Caso a série ainda não esteja gravando seus últimos momentos, ou refilmando algo, no caso a suspensão deve valer apenas para a equipe da pós-produção dela.

[Atualização 26/04/2020]

Barry

A HBO anunciou que a produção da 3ª temporada de ‘Barry’, uma de suas séries de maior sucesso, foi adiada devido à pandemia.

Segundo a declaração oficial, as gravações do próximo ciclo irão continuar quando for possível e quando houve um ambiente mais saudável para a equipe e o elenco.

Missão: Impossível 7

A Itália foi um dos países mais afetados pelo smoo, o que causou o adiamento das filmagens de Missão: Impossível 7 no país. A decisão foi tomada para assegurar o bem-estar de todos na produção. Por enquanto a data de estreia do longa está mantida para 23 de julho de 2021.

A Paramount Pictures anunciou hoje que os lançamentos de Missão Impossível 7Missão Impossível 8 foram adiados em alguns meses devido a atrasos na produção por causa do smoo.

Missão Impossível 7, anteriormente previsto para julho de 2021, chegará aos cinemas em 19 de novembro de 2021. Enquanto isso, Missão Impossível 8 será lançado no dia 04 de novembro de 2022, três meses depois de sua data original.

Séries com estreias adiadas pelo Smoo

Star Trek: Discovery

O ator Anthony Rapp revelou que a terceira temporada de Star Trek: Discovery pode ter seu lançamento adiado por causa da pandemia. Ele afirmou que os novos episódios já estão em pós-produção, mas como os profissionais de efeitos especiais estão trabalhando de casa, o processo pode ficar mais lento e, portanto, atrasar a estreia.

Fargo

A quarta temporada de Fargo na Hulu teve sua estreia oficialmente adiada. Prevista para chegar ao streaming em 19 de abril, a série teve sua produção paralisada como medida de prevenção contra o smoo e, por isso, não chegará na data previamente anunciada. De acordo com o comunicado oficial divulgado no Twitter do FX, uma nova data de estreia ainda será anunciada.

The Walking Dead: World Beyond

A AMC anunciou o adiamento da estreia do derivado The Walking Dead: World Beyond em razão da pandemia. Originalmente, o seriado iria ao ar em 13 de abril, seguindo o último episódio da 10ª temporada de The Walking Dead. Uma nova data não foi revelada, mas deve acontecer em algum momento deste ano.

[Atualização 26/04/2020]

Genius: Aretha

A National Geographic anunciou que Genius: Aretha, 3ª temporada de sua antologia que focará em Cynthia Erivo como a Rainha do Soul Aretha Franklin, foi adiada.

Ainda não há confirmação de quando a série retorna, mas sabe-se que a produção mudou a data devido à pandemia.

The Undoing

Inicialmente programada para estrear no dia 10 de maio, a HBO anunciou que a minissérie The Undoing. estrelada pela Nicole Kidman, será lançada apenas no segundo semestre por causa do smoo. Uma nova data de estreia ainda não foi divulgada.

Produções suspensas pelo Smoo

Animais Fantásticos 3

A Warner Bros. anunciou a interrupção da produção de Animais Fantásticos 3. O longa começaria seus trabalhos na terça (17), mas foi suspenso indefinidamente.

King Richard

King Richard, o drama de tênis estrelado por Will Smith, teve suas gravações suspensas indefinidamente. Na produção, o ator viverá Richard Williams, o pai das tenistas Vênus e Serena Williams.

Matrix 4

A Warner Bros. adiou as gravações de Matrix 4. O novo longa da franquia criada pelas Irmãs Wachowski começaram em fevereiro nos Estados Unidos e continuaria na Alemanha, mas foi suspensa por tempo indeterminado.

Uncharted

O filme de Uncharted, adaptação dos games feita pela Sony Pictures, teve sua pré-produção interrompida por tempo indeterminado. A previsão era que as filmagens começassem este mês, na Alemanha, mas o projeto segue sem data para ser iniciado. Devido à pandemia em andamento, o filme está sendo transferido de sua data de lançamento inicial, agendada para 5 de março de 2021. Agora, as aventuras de Nathan Drake chegarão às telonas em 8 de outubro de 2021, se outro atraso não mudar novamente as coisas, é claro.

Sequências de Avatar

Outro grande projeto que foi pausado são as sequências de Avatar, feitas por James Cameron. Assim como a série de O Senhor dos Anéis, também parada, os longas eram feitos na Nova Zelândia. Segundo o produtor Jon Landau, o trabalho que continuará sendo feito por enquanto é o de efeitos visuais, em Los Angeles.

The Prom

O filme The Prom, dirigido por Ryan Murphy, e estrelado por Nicole Kidman e Meryl Streep, também teve a produção pausada. O longa seria exclusividade da Netflix. Por mais que ninguém da equipe tenha contraído a doença, eles resolveram pausar as gravações por precaução. A Paramount espera retomar o desenvolvimento em meados de abril. The Prom será lançado na Netflix, como parte do acordo de cinco anos de Murphy com o streaming.

Primeira produção da Broadway a ser anunciada como filme adaptado para a Netflix acompanha a história de uma jovem lésbica que quer levar a namorada ao baile de formatura, e alguns pais conservadores cancelam a festa para impedi-la. O musical está previsto para chegar ao streaming no final de 2020.

[Atualização 26/04/2020]

Macbeth

Segundo o Deadline, mais um filme foi vítima da pandemia: de acordo com novas informações, a recente adaptação de Macbeth, comandada por Joel Coen, teve início da produção suspensa até segunda ordem.

Ainda não se sabe quando as filmagens irão começar e nem se o adiamento terá impacto no dia da estreia. A produtora A24 será a responsável por lançar o projeto.

Arqueiro Verde e as Canários (Green Arrow and the Canaries)

Durante a última temporada de Arrow, foi lançado um episódio especial que serviu como piloto para o spin-off Arqueiro Verde e as Canários, estrelado por Katherine McNamara, Katie Cassidy e Juliana Harkavy.

No entanto, Cassidy, intérprete de Laurel Lance, disse que não tem certeza se a série será lançada em 2020 por conta das paralisações.

“Sinceramente, eu não sei se a série será lançada este ano. Eu sou uma pessoa otimista e espero que sim, porque seria o momento perfeito para investirem em uma trama estrelada por um trio de mulheres, então não estou preocupada, só não sei quando será lançada.

Anteriormente, McNamara compartilhou a mesma opinião quando conversou com o Comic Book.

“Eu não tenho ideia de quando a série vai estrear. O mundo está em colapso e tudo mudou de uma hora para outra por causa da pandemia. Acho que não teremos atualizações sobre as gravações até o fim de maio. Então não sei dizer quando voltaremos ao trabalho.”

Eventos adiados pelo Smoo

Comic Con de Seattle

Prevista para acontecer neste final de semana, a Emerald City Comic Con (ECCC) adiou sua edição 2020 para os próximos meses. Pouco antes do adiamento oficial, várias editoras cancelaram suas participações no evento.

Festival SXSW

Pela primeira vez em 34 anos, o South By Southwest (SXSW) foi cancelado poucos dias antes do evento. A decisão foi tomada seguindo orientações da cidade de Austin, Texas, e garantir a segurança de equipe e público do local.

Festival Coachella

Grande festival de música americano, o Coachella foi adiado do mês de abril para outubro. As datas já foram definidas para 9, 10, 11, 16, 17 e 18 de outubro deste ano.

Turnê do Pearl Jam

Prestes a lançar o álbum Gigaton, o Pearl Jam adiou a turnê que faria nos EUA. Novamente, o motivo é a segurança tanto dos membros da banda e equipe, quanto dos fãs que iriam aos shows.

WonderCon

WonderCon, convenção de cultura pop que aconteceria em Anaheim, na Califórnia, entre 10 e 12 de abril, foi adiada para uma data não definida

Turnê da Billie Eilish

A cantora Billie Eilish anunciou o adiamento de 11 apresentações da turnê Where Do We Go? por precaução devido à pandemia do smoo. Todos os shows afetados aconteceriam em março, na América do Norte.

Turnê de McFly

A banda britânica McFly está organizando uma turnê de retorno, que terá passagem pelo Brasil. Por conta da pandemia, porém, eles adiaram as datas dos shows. As novas datas são:

  • São Paulo – 24 de setembro
  • Curitiba – 25 de setembro
  • Porto Alegre – 27 de setembro
  • Uberlândia – 29 de setembro
  • Ribeirão Preto – 1º de outubro
  • Belo Horizonte – 3 de outubro
  • Rio de Janeiro – 4 de outubro

Lollapalooza

Em suas redes sociais, a organização do festival de música confirmou o adiamento do evento, que aconteceria em abril, para os dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2020. De acordo com o comunicado oficial, Guns n’ Roses, Travis Scott e The Strokes seguem confirmados para as novas datas.

PerifaCon 2020

Evento de cultura pop dedicado às pessoas que cresceram na periferia de São Paulo, a PerifaCon teve sua edição de 2020 adiada de abril para os dias 6 e 7 de junho deste ano. 

Turnê do Offspring no Brasil

A turnê da banda The Offspring pelo Brasil foi adiada por tempo indeterminado. Empresa organizadora do evento, a Zero Neutro afirmou em comunicado oficial que as apresentações em Uberlândia, Rio de Janeiro, São Paulo e Ribeirão Preto serão remarcadas.

Show Wu-Tang Clan

O show do Wu-Tang Clan no Brasil, antes marcado para o dia 8 de abril, foi adiado para o final do ano pela produtora Popload Gig. Por enquanto, a previsão é que o grupo venha ao País entre novembro e dezembro.

Virada Cultural de São Paulo

A prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira (17) que adiará a Virada Cultural 2020, marcada para 30 e 31 de maio, para setembro deste ano. A medida tomada pelo prefeito Bruno Covas visa evitar a aglomeração de pessoas. Em 2019, a Virada chegou a ter um público de 5 milhões.

Festival de Cannes

O Festival de Cannes foi adiado. A organização do evento estuda uma nova data para a realização do evento francês, previsto originalmente para acontecer entre 12 e 23 de maio. Segundo os organizadores, é possível que o evento seja reagendado para o final de junho ou começo de julho.

FIQ 2020

A organização do Festival Internacional de Quadrinhos anunciou que o evento deste ano será adiado por causa da pandemia de coronavírus. Tradicionalmente sediado em Belo Horizonte, o FIQ seria realizado entre os dias 27 e 31 de maio. A nova data ainda não foi confirmada.

Turnê do Metallica

A turnê brasileira do Metallica foi oficialmente adiada para dezembro por causa do coronavírus. Através de sua conta no Instagram, o grupo revelou que os shows da turnê sul-americana que aconteceriam em abril foram transferidos para dezembro. A publicação revela ainda que novas atualizações serão divulgadas na próxima semana.

[Atualização 08/04/2020]

Turnê do Jethro Tull

A icônica banda de rock progressivo Jethro Tull também teve sua turnê pelo Brasil adiada. O grupo liderado por Ian Anderson passaria pelo país em junho, mas deve marcar novos shows apenas para 2021.

Turnê do KISS

O KISS também teve sua passagem pelo Brasil adiada. O quarteto, que passaria por seis cidades do país em maio, fará sua visita apenas em novembro.

Turnê de Justin Bieber

O cantor Justin Bieber adiou todos os shows da turnê Changes em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. A turnê estava prevista para começar em 14 de maio em Seattle e tinha 45 apresentações marcadas. Por enquanto não foram anunciadas novas datas para os shows.

Rock in Rio Lisboa

O Rock in Rio Lisboa, que aconteceria em junho de 2020, foi adiado em um ano. Em comunicado publicado no Facebook, a organização confirmou que o festival acontecerá nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho de 2021.

João Rock

A edição 2020 do João Rock, um dos mais tradicionais festivais de música no Brasil, ganhou uma nova data. Originalmente marcado para 6 de junho, o evento vai acontecer em 12 de setembro.

Eventos cancelados pelo Smoo

Turnê do BTS

O BTS cancelou os shows na Coreia do Sul ainda no finalzinho de fevereiro. O grupo faria quatro shows em abril, mas preferiu cancelar as datas também para assegurar o bem-estar dos fãs.

CinemaCon

A CinemaCon, que aconteceria entre o final de março e o começo de abril em Las Vegas, foi cancelada também. Por conta da segurança, os organizadores não estavam conseguindo confirmar a presença de astros e diretores para as apresentações.

Turnê de Avril Lavigne

Com vários casos na Europa, Avril Lavigne cancelou sua turnê no continente, que começaria justamente pela Itália.

Glastonbury 2020

Um dos festivais de música mais tradicionais do Reino Unido, o Glastonbury 2020 contaria com nomes como Kendrick Lamar, Taylor Swift, Dua Lipa e Paul McCartney, mas foi oficialmente cancelado. Originalmente marcada para acontecer entre os dias 24 e 28 de junho, a 50ª edição do festival só será realizada em 2021.

CCXP Colônia

A edição alemã da CCXP, que aconteceria de 26 a 28 de junho deste ano em Colônia, foi cancelada. A decisão é apoiada pela equipe de gerenciamento de crise da cidade de Colônia, que recomendou o cancelamento de feiras e grandes eventos até o final de junho deste ano por conta do smoo. Com isso, a equipe do evento informou que a próxima CCXP Colônia acontecerá entre 25 e 27 de junho do ano que vem e que a CCXP 2021, em São Paulo, segue confirmada para 3 a 6 de dezembro, no São Paulo Expo.

Exibição de episódio de Hospital New Amsterdam sobre pandemia de gripe

A NBC cancelou o episódio de Hospital New Amsterdam sobre uma pandemia de gripe. Intitulado originalmente como “Pandemia” e depois “Our Doors Are Always Open” (Nossas Portas Estão Sempre Abertas, em tradução livre), o capítulo da série médica foi abandonado para evitar o mal-estar no público. David Schulner, criador do seriado, afirmou que “às vezes, o que o espelho reflete é horrível demais para se olhar”.

[Atualização 18/04/2020]

San Diego Comic Con (SDCC)

Os organizadores da San Diego Comic Con acabam de CONFIRMAR que a edição desse ano está CANCELADA.

Apesar de tentarem manter o evento, que aconteceria em julho, os esforços para combater o smoo não foram suficientes. Confira a nota oficial:

Pela primeira vez em seus 50 anos de história da Convenção de San Diego Comic (SDCC), os organizadores da celebração anual da cultura pop anunciaram hoje com pesar que não haverá Comic-Con em 2020. O evento retornará ao San Diego Convention Center de 22 a 25 de julho de 2021.

Reconhecendo que inúmeros participantes planejam suas convenções a cada ano, e quantos expositores e partes interessadas confiam em seus eventos para uma grande parte de seu sustento, eles esperavam adiar esta decisão, antecipando que as preocupações com o COVID-19 pudessem acabar com o verão. O monitoramento contínuo das orientações de saúde e as declarações recentes do governador da Califórnia deixaram claro que não seria seguro avançar com os planos para este ano.

Da mesma forma, a WonderCon Anaheim, que aconteceria de 10 a 12 de abril de 2020, retornará ao Anaheim Convention Center de 26 a 28 de março de 2021. 

No começo da semana, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, proibiu a realização de qualquer evento de grande porte pelos próximos meses, o que também se aplica ao cancelamento da SDCC.

A informação foi divulgada no Twitter de Kathleen Ronayne, repórter da Associated Press Califórnia.

Confira:

“Más notícias para shows locais, eventos esportivos, etc. [O governador] Newsom disse que: ‘A perspectiva de reuniões em massa é inadequada e insustentável até chegarmos à imunidade e obtermos uma vacina, na melhor das hipóteses. Eventos em grande escala que atraem centenas, milhares, dezenas de milhares de estranhos não poderão ser realizados.”

Caso a medida de isolamento se mantenha firme até a criação de uma vacina, a edição de 2021 da SDCC também corre o risco de ser cancelada, já que a vacina para o COVID-19 deve ficar pronta daqui a um ano e meio.

Além disso, o San Diego Convention Center está sendo usado como hospital de emergência para tratar os moradores de rua infectados pelo vírus para evitar a propagação na cidade.

Shows de Taylor Swift

popstar Taylor Swift anunciou que todos os seus shows de 2020 foram cancelados devido à pandemia.

Em uma nota oficial publicada em seu Twitter, Swift garantiu que os shows nos Estados Unidos e no Brasil seriam reagendados para o ano que vem, com datas a serem anunciadas nas próximas semanas.

As apresentações em território nacional aconteceriam nos dias 18 e 19 de julho, no Allianz Parque, em São Paulo.

“Estou triste que não poderei vê-los em shows neste ano, mas sei que esta é a decisão correta. Por favor, por favor, fiquem bem e a salvo. Verei vocês nos palcos o mais breve que conseguir, mas agora é importante nos comprometermos com a quarentena, pelo bem de todos nós”, ela escreveu.

Segundo as informações, os ingressos serão mantidos. O público norte-americano, entretanto, terá a opção de pedir reembolso ou estorno a partir de maio deste ano.

Filmes que estavam no cinemas e estão indo para VoD devido a pandemia

Com os cinemas estremecendo em todo o mundo em meio à pandemia de coronavírus, Hollywood está recorrendo ao Video On-Demand para distribuição. Isso é uma boa notícia para os espectadores que desejam assistir aos lançamentos mais quentes e, embora a sala de estar nunca substitua nossos cinemas favoritos, é o melhor que podemos fazer nesses momentos não tão bons.

Abaixo, começamos a reunir todos os principais títulos que foram adicionados ou estrearão em breve no Amazon Prime, iTunes ou Vudu. Já existe um grupo eclético e emocionante, de horror (O Homem Invisível), ação (Bad Boys para Sempre), histórias em quadrinhos (Arlequina: Aves de Rapina), thrillers (The Hunt) e até coisas para as crianças (Dois Irmãos: Uma Aventura Fantástica). Não é pouca coisa.

Segue uma lista dos filmes que entraram (ão) em breve nos streaming (pelo menos, nos EUA):

  • Star Wars: A Ascenção Skywalker, dia 13 de março
  • Frozen 2, dia 15 de março
  • Emma, dia 20 de março
  • Bloodshot, dia 24 de março
  • Luta por Justiça, dia 24 de março
  • Magnatas do Crime, dia 24 de março
  • Enquanto Estivermos Juntos, dia 24 de março
  • Resistance, dia 24 de março
  • O Chamado da Floresta, dia 24 de março
  • Sonic – O Filme, dia 31 de março
  • Nunca Raramente Às Vezes Sempre, dia 3 de abril

Ainda é possível que Trolls 2 chegue em VoD em 10 de abril, mas não tem nada confirmado.

Anteriormente programado para maio de 2020, a adaptação de Artemis Fowl foi removido do cronograma da Disney e será lançado na sua própria plataforma de streaming. Entretanto, uma nova data ainda não foi anunciada.

Ah, mas eu não ligo pra nenhuma dessas obras ou eventos. A gente ainda tem a TV aberta funcionando como se nada tivesse acontecido, né?!

ERRADO, MEU CARO! A Globo alterou toda a sua grade de programação a fim de fazer uma cobertura ampla sobre a pandemia, tanto que programas como Mais Você e Encontro com Fátima Bernardes estão fora da grade. Devido a falta de episódios das novelas, a Globo está reexibindo em versão especial a novela Fina Estampa e ampliando a grade de filmes e séries a serem exibidos.

Ah, mas eu nem ligo pra Globo. #GloboLixo. A gente, pelo menos, tem eventos esportivos passando em algum lugar.

ERRADO DE NOVO, QUERIDO OTÁRIO! Os campeonatos estaduais foram cancelados. Vários eventos como Champions League e Euro League. Tanto que as rodadas que aconteceram foram a portas fechadas e com sons de torcida gravados. Além disso, as Olimpíadas foram adiadas para 2021. (Mas, peraí Rafael, já houve Olimpíada cancelada. Sim, é verdade, mas antes os motivos eram guerras. Esta é a primeira que uma Olimpíada é adiada por questão de saúde)

Ah, mas não me interessa. Ainda existem outras alternativas de diversão. A Netflix, o Prime Video, a Globoplay, o YouTube ainda funcionam, né? E ainda há rumores que o Disney+ chegue até esse mês no Brasil. Eu vi uma reunião que envolvia isso.

SIM, os serviços de streaming e canais fechado estão fazendo condições especiais durante essa encrenca toda.

  • Todos os canais lineares da Globo na televisão por assinatura estão com sinal aberto: Gloob, Gloobinho, Canal Brasil, Multishow, GNT, SporTV, SporTV 2 e SporTV 3, GNT, VIVA, Universal TV, Studio Universal, Syfy, Megapix, Mais Globosat, BIS e OFF, além da GloboNews, que traz ao longo de todo o dia uma ampla cobertura sobre o smoo.
  • Os seis canais da Telecine (Premium, Action, Touch, Fun, Pipoca e Cult), com programação de filmes, estarão disponíveis em todas as operadoras de TV por assinatura por tempo indeterminado. Além disso, o serviço de streaming Telecine Play, com filmes como Bacurau e Turma da Mônica, está aberto para uso gratuito pelos próximos 30 dias para novos assinantes.
  • A plataforma de streaming da Globo, Globoplay, também deixará abertos diversos títulos de sua programação por 30 dias, a partir de 16 de março. A maioria do conteúdo é infantil.
  • A Walt Disney Company abriu o sinal de seus canais na TV por assinatura até o dia 31 de março. Entre os canais estão Disney e Nat Geo Kids, além de ESPN, FOX e National Geographic.
  • A+E Networks Brasil liberou o sinal dos canais History, A&E, History 2 e Lifetime aos assinantes de todas as operadoras.
  • A operadora Claro TV liberou por tempo indeterminado todos os seus canais, com exceção de HBO Premium, Fox Premium e os canais em Pay-Per-View.
  • A Sky TV também liberou diversos canais tanto via sinal aberto quanto via streaming pelo SKY Play. Dentre os canais estão o A&E, AMC, Animal Planet, Arte 1, AXN, Band News, Band Sports, BBC, Bis, Boomerang, Canal Brasil, Cartoon Network, CNN, CNN Brasil, Comedy Central, Discovery, Discovery H&H, Discovery Kids, E!, GloboNews, GNT, Megapix, MTV, Multishow, Nickelodeon, OFF, Paramount, Sony Channel, SporTV, Universal Channel, Viva e Warner.
  • Canais pagos do Grupo Bandeirantes como Arte1, BandNews TV, BandSports e Terraviva estarão com sinal aberto, pelas próximas semanas, nas operadoras de TV Net, Vivo, Sky e Claro. O Smithsonian Channel está aberto apenas para assinantes da Net e da Claro.

Então, Rafael. E você falando que tá sendo um desatre. O serviços de stramings tão firme e forte. Não vai dar em nada.

É MESMO?! Então, calma dois palitos que eu vou te mostrar o quanto isso vai te afetar.

O Facebook, Instagram, Disney+ e Apple TV+ irão limitar a qualidade de vídeo na Europa. A ação segue os passos da Netflix e YouTube para evitar sobrecarga na internet do continente, cujo tráfego aumentou consideravelmente desde o início das quarentenas.

Diversos serviços de streaming começaram a limitar a qualidade de streaming no continente europeu nos últimos dias. As medidas foram tomadas após as manifestações da União Europeia sobre o aumento no tráfego residencial de internet, que disparou nas últimas semanas durante o período de isolamento para conter a doença.

Além da Netflix e do YouTube, a Disney irá impor limite na qualidade de vídeos do Disney+. De acordo com o executivo Kevin Mayer, a redução entrará em vigor a partir desta terça-feira (24) nos países da União Europeia, com objetivo de reduzir o tráfego em 25%.

“Em consonância com o compromisso de longa data da Disney de agir com responsabilidade, estamos respondendo à solicitação do Comissário Europeu do Mercado Interno Thierry Breton para trabalhar em conjunto para garantir o bom funcionamento da infraestrutura de banda larga”, explica o executivo.

A Apple confirmou ao Mashable que seguirá pelo mesmo caminho com o Apple TV+, após relatos de usuários nas redes sociais. A companhia, porém, não detalhou quais países serão afetados pela ação e até quando a restrição será aplicada.

Redes sociais também irão adotar limites em seus serviços. Esse é o caso do Facebook e Instagram, cuja reprodução de vídeos terá a qualidade reduzida em países da União Europeia, também para evitar gargalos nas conexões.

Não se sabe se as medidas da Apple e Facebook também serão adotadas no Brasil.

Outras plataformas de streaming tomaram a mesma iniciativa na União Europeia. Com objetivo de reduzir o tráfego em 25%, a Netflix adaptou a qualidade de streaming de todos os clientes do continente, independente do plano contratado. A plataforma deve adotar medida similar no Brasil em breve. O mesmo será realizado pelo YouTube.

“Estamos comprometidos em mudar temporariamente todo o tráfego na União Europeia para a definição padrão”, explica os representantes do serviço.

No Brasil, serviços de streaming da Globo, como o Globoplay, terão a qualidade limitada a partir de segunda-feira (23). De acordo com a emissora, todos os conteúdos da plataforma serão transmitidos com a definição reduzida temporariamente para HD (720p).

E agora, ficou triste? Calma, porque agora é que vai piorar!

O SindiTelebrasil, que representa Claro, Oi, TIM, Vivo, Nextel e Algar, divulgou que as operadoras formaram ações conjuntas e coordenadas para atender o público brasileiro durante o período de quarentena e isolamento social por conta do smoo. As empresas também pedem “uso sensato e responsável das redes e serviços” para evitar sobrecarga na conexão à internet.

As medidas divulgadas pelo SindiTelebrasil incluem medidas aos consumidores na TV paga, banda larga fixa e internet móvel; além de plantão permanente, fechamento de lojas e redução no atendimento.

Um ponto que chama atenção é que as empresas devem informar sobre “uso sensato e responsável das redes e serviços, evitando sobrecarga em um momento em que toda a sociedade exigirá conexão para manter suas atividades mínimas, essenciais e necessárias”.

Claro, TIM e Vivo irão conceder bônus diário de 100 MB para clientes de planos pré-pagos que assistam a uma campanha do Ministério da Saúde. Planos controle e pós-pago também receberão franquia extra, mas as empresas ainda não divulgaram maiores detalhes. A Nextel dará velocidade reduzida maior que o padrão após o consumo da franquia.

Já na banda larga fixa, a Claro se comprometeu a aumentar a velocidade da conexão dos clientes de forma gradual, para ajudar quem vai trabalhar em casa. A rede sem-fio #NET-CLARO-WIFI também terá acesso gratuito para quem assistir o vídeo do Ministério da Saúde.

As empresas também se comprometeram a oferecer acesso gratuito aos canais de notícia para oferecer informação e conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados. Além disso, os dados móveis dos apps oficiais do governo não serão descontados da franquia.

Entre as medidas de gestão de crise, foi criado um comitê supervisor comandado pela SindiTelebrasil, para garantir interação entre o setor de comunicações e órgãos governamentais. O objetivo é garantir a comunicação direta com a sociedade brasileira através dos clientes. Além disso, cada operadora estabeleceu um comitê individual de gestão de crise para avaliar os impactos nos negócios, nas redes e nos serviços.

Além disso, as empresas se comprometeram a manter um plantão permanente de equipes de implantação, instalação, reparo e manutenção de rede e serviços. Abrem-se exceções, é claro, às situações de risco à saúde dos funcionários e clientes.

Os pontos de venda também devem ser afetados, com fechamento de lojas e redução no atendimento, seguindo as orientações de poder público e controle sanitário. Para não deixar os clientes desamparados, haverá ampla divulgação dos canais digitais.

Todas as viagens domésticas e nacionais foram suspensas. As lojas e prédios onde foram diagnosticados casos de contaminação serão esvaziados. As reuniões presenciais serão evitadas. A TIM, por exemplo, ampliou o plano de home office em âmbito nacional, e 100% dos colaboradores cujas atividades possam ser feitas remotamente trabalharão em casa.

Mas o que isso significa a longo prazo?

O Sindicato dos Atores (SAG) emitiu um comunicado revelando que estão trabalhando para garantir a segurança de seus membros, cuja segurança é prioridade. Além de exigir que os sets providenciem “amplas quantidades de sabão e desinfetante para as mãos com base de álcool”, a organização aconselhou o adiamento de gravações em lugares de alto risco e que seus membros se mantenham afastados de eventos caso manifestem sintomas.

Um dos primeiros países afetados pelo Coronavírus foi a China, dona de um dos maiores mercados mundiais para o cinema. Mais de 70 mil cinemas foram fechados no país em janeiro, mês em que foram registradas mais de 9 mil infectados e 200 mortes. De acordo com o THR, o surto pode causar um prejuízo de até US$ 2 bilhões na bilheteria estimada para este ano. Os números podem aumentar ainda mais, já que muitos lançamentos eram previstos para combinar com as festividades do ano novo chinês – celebrado em 25 de janeiro. E será ainda maior se somar todo o mundo.

Na China, o fechamento das salas causou um embate entre os cinemas e os serviços de streaming locais. Como as leis do país só permitem distribuição internacional das produções após a estreia local, algumas distribuidoras optaram por fazer as estreias através de serviços de streaming. Porém, as redes de cinemas se sentiram prejudicadas com a atitude, exigindo intervenção governamental para impedir a medida e prometendo boicote a futuros lançamentos.

No resto do mundo, os serviços de streaming realmente cresceram por conta do risco. De acordo com o analista Dan Salmon, a Netflix teve um aumento de 0,8% em suas ações na Wall Street em meio à maior queda da bolsa de valores de Nova York nos últimos 9 anos por conta da preocupação de seus consumidores em ficar em casa.

Para piorar, Tom Hanks anunciou que ele e sua esposa, Rita Wilson, estão com o smoo. Além disso, outros nomes grandes também têm suspeita e estão em quarentena, como o jogador de futebol Cristiano Ronaldo e a atriz Olga Kurylenko. Na última quinta-feira, o ator Mark Blum, de Crocodilo Dundee, faleceu em decorrência do smoo.

Antes que eu me vá, já digo que este post será atualizado com frequência assim que novas informações vão sendo obtidas, conforme o tempo for passando. Certo? Até a próxima!



Fã alucinado da sétima, oitava e nona arte, decidi me aprofundar em seus conhecimentos ao entrar na faculdade. Agora, formado em Realização Audiovisual na Unisinos, dedico meu tempo a muitas outras aventuras emocionantes.