02
jul
2020
5 Filmes Protagonizados por Joaquin Phoenix
Categorias: Listas Radioativas • Postado por: Lidia Glória

Joaquin Phoenix tem uma carreira e uma história muito interessantes.

Seu sobrenome originalmente era Bottom, sua família viajava muito entre as Américas e quando se estabeleceram na em Los Angeles decidiram adotar o Phoenix como sinal de renascimento. Aliás a sua família era bem Hippie, o que fez dele vegano desde os três anos de idade, todos os irmãos de Joaquin tem um nome ligado a natureza menos ele, por isso em seus primeiros trabalhos como ator adotou o nome artístico de Leaf (folha) para não ficar tão diferente de seus irmãos River (Rio) e Rain (Chuva) Phoenix.

Joaquin começou a atuar com seu irmão River Phoenix e, segundo o próprio Joaquin, deve a ele sua permanência nesta profissão. A carreira de Joaquin Phoenix, seus filmes e produções, não podem ser discutidos sem fazer ligação a River Phoenix, cuja morte é a maior responsável pela característica dos papéis que ele aceita e seu tratamento com a mídia. Desde que seu irmão morreu, Joaquin nunca mais pegou personagens que não tivessem algum grau de trauma psicológico.

Esta lista foi feita sem a trindade clássica de Joaquin: Ela; O Gladiador e O Coringa, porque queria apresentar alguns outros filmes aclamados dele, para mostrar mais do monstruoso talento desse ator.

1° A Pé Ele Não Vai Longe (Don’t Worry, He Won’t Get Far on Foot, Gus Van Sant), 2018)

Após bater o carro bêbado John Callahan (Joaquin Phoenix) acaba ficando tetraplégico. John então muda completamente sua vida, tornando-se um dos cartunistas crítico e ácido, que fala de preconceito e da sua própria deficiência.

2° Ainda estou aqui (I’m still here, Casey Affleck), 2010)

Uma peça performática em forma de documentário, dirigido pelo então cunhado de Joaquin Phoenix que “mostra” Joaquin largando a carreira de ator para se tornar um rapper. O caráter documental aqui é totalmente falso e o filme é uma pesada crítica ao sensacionalismo e parasitismo da mídia.

3° Você nunca esteve aqui realmente (You Were Never Really Here, Lynne Ramsay), 2018) 

Joe um veterano de guerra resgata garotas raptadas e tortura seus raptores. Um dia, após uma falha em uma missão, em um bordel de Manhattan, Joe passa a ser visto como vilão e uma onda de violência se espalha pela região.

4° Jonnhy & June (Walk the Line, James Mangold), 2006)

Um filme biográfico de Johnny Cash, uma lenda do country, que vai da sua infância até seus problemas com drogas dando um enfoque maior em sua relação com June Carter e as dificuldades que encontram em ficar juntos que em maioria são culpa do Johnny.

5° Vício Inerente (Inherent vice, Paul Thomas Anderson), 2015)

A ex-namorada do detetive Doc Sportello, a quem ele não superou ainda, pede sua ajuda para desvendar o sumiço de seu amante bilionário que aparentemente estava sofrendo uma tentativa, por parte da esposa, de interdição psiquiatra.



Projeto de crítica cinematográfica que ama o cinema, mas tem problemas em lembrar nomes de diretores.